Filtrar


Questões por página:
Homem de 66 anos, sem outros problemas de saúde, é atendido na atenção primária como consulta ambulatorial de retorno. No seu prontuário, consta que ele recebeu a vacina pneumocócica 23-valente (PVC23) há um ano. O paciente questiona se precisa tomar outra dose.

Nessa circunstância, a recomendação correta é:
Mulher de 56 anos foi diagnosticada com câncer de mama positivo para receptores de estrogênio/progesterona há 3 anos. Ela completou a mastectomia parcial e a radioterapia e tomou um inibidor da aromatase por 2 anos, em um tratamento planejado para 10 anos. A densitometria foi realizada antes do início do inibidor da aromatase, que documentou osteopenia com o menor T-score de –2,2 na coluna lombar. A densitometria foi repetida com o T-score de –2,7 na coluna lombar, representando uma redução de 9,8% na densidade mineral óssea nesse local.

Além do efeito na prevenção da perda óssea, qual o benefício adicional do tratamento com bisfosfonato para essa paciente?
Em uma Unidade Básica de Saúde, o médico acompanha uma paciente de 47 anos com dor lombar crônica e sintomas depressivos leves. Durante as consultas, percebe que as queixas físicas estão relacionadas a sobrecarga emocional e a dificuldades familiares. Ele decide reunir a equipe multiprofissional para compreender melhor o contexto social, familiar e emocional da paciente e, em conjunto com ela, construir um plano de cuidado que envolva acompanhamento psicológico, fisioterapia e apoio familiar.

A ferramenta da atenção primária que melhor orienta essa conduta é o
Um médico da UBS precisa encaminhar um paciente para realização de uma cirurgia eletiva de catarata. Para que esse encaminhamento seja aceito e o paciente agendado no serviço especializado, é necessário que o médico preencha o seguinte documento oficial:
O médico atende um paciente de 55 anos, assintomático, com índice de massa corporal (IMC) de 32 kg/m2 e histórico familiar de diabetes mellitus tipo 2. Durante a consulta, aproveita para aconselhar o paciente a intensificar a prática de exercícios físicos e a aderir a uma dieta mediterrânea, a fim de reduzir seu risco cardiovascular e metabólico.

Essa ação específica pode ser classificada como Prevenção