Filtrar


Questões por página:

Escolar do sexo masculino, com 9 anos e meio de idade, tem história de febre baixa, mal-estar, cefaleia, bastante tosse e otalgia importante há 5 dias. Ao exame, está em bom estado geral, apresentando membranas timpânicas hiperemiadas com lesões vesiculares, com discreto exantema em tronco.



Nesse caso, a melhor opção terapêutica é

Visualizar Questão Comentada

Escolar do sexo masculino, com 7 anos de idade, é resgatado de um lago após ser encontrado submerso por um período estimado em 2 a 3 minutos. Ao ser retirado da água, ele está inconsciente, com cianose labial e espuma abundante na boca e no nariz. Os socorristas iniciam o atendimento e, após abrir as vias aéreas, percebem que o menino não respira espontaneamente, mas apresenta pulso carotídeo forte e regular.



Qual é a conduta inicial mais adequada a ser tomada para esse paciente, de acordo com as diretrizes de reanimação pediátrica no afogamento?

Visualizar Questão Comentada

Lactente do sexo masculino, com 6 meses de idade, está em aleitamento materno exclusivo. Veio ao pronto-socorro trazido pelos pais, que relatam que o filho está com fezes líquidas, cerca de 5 vezes ao dia, há quase 2 dias. O quadro é acompanhado de febre de 38 ºC e alguns episódios de vômitos, dificultando a ingestão de líquidos. Exame físico: sonolento, com mucosas descoradas, olhos sem presença de lágrimas, saliva espessa, turgor comprometido e com enchimento capilar de 4 segundos. Não está vomitando há 3 horas.



Em vista desse quadro, quais são o diagnóstico e a conduta inicial a ser tomada de acordo com as atuais orientações do Ministério da Saúde?

Visualizar Questão Comentada

Adolescente do sexo masculino, com 10 anos e 6 meses de idade, é levado ao pediatra devido à baixa estatura. Sua estatura atual é de 125 cm, o que corresponde a um escore-z de –2,5 para idade e sexo. A velocidade de crescimento nos últimos 12 meses foi de 5,5 cm/ano. O pai mede 160 cm; e a mãe,148 cm. A idade óssea do adolescente, avaliada por radiografia de mão e punho, é de 8 anos. A história familiar revela que o pai apresentou estirão de crescimento e puberdade tardios, aos 16 anos, e que a mãe teve menarca aos 15 anos. Ao exame físico, o menino encontra-se em estágio Tanner I, sem dismorfias ou sinais de doenças crônicas.



Considerando o quadro clínico e os dados auxológicos, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta inicial mais adequada a ser adotada.

Uma adolescente de 14 anos de idade é levada ao consultório pediátrico pela mãe, que relata mudanças significativas no comportamento da filha nos últimos três meses. A paciente, antes sociável e com bom desempenho escolar, agora apresenta isolamento social, recusa a ir à escola, insônia, irritabilidade e queixas somáticas inespecíficas (cefaleia e dor abdominal recorrentes). A mãe menciona que a filha passa horas no celular e que se torna evasiva quando questionada sobre suas interações on-line. Recentemente, a paciente teve uma crise de choro intensa após receber uma notificação no celular, e a mãe notou que ela apagou rapidamente a mensagem. Ao ser questionada pelo médico, a adolescente reluta em falar, mas, após acolhimento, revela que colegas da escola têm postado fotos e comentários depreciativos sobre sua aparência em um grupo de mensagens, afirmando que isso se intensificou após ela ter se recusado a participar de uma “brincadeira humilhante” na escola. Ela expressa medo de ir à escola e de ver os agressores e relata sentir que “merece” o que está acontecendo.



Diante desse cenário, qual é a abordagem mais adequada para essa adolescente?

Visualizar Questão Comentada