Filtrar


Questões por página:

Como distúrbios relacionados ao raciocínio encontram-se a discalculia e acalculia, em relação aos quais é correto afirmar:

1. Caracterizam-se por dificuldades em cálculo. Enquanto a primeira apresenta-se como uma dificuldade, a segunda aparece como uma incapacidade, cuja origem pode ser orgânica, cognitiva ou emocional.

2. A intervenção psicopedagógica relacionada à discalculia pode propor atividades de cálculos permitindo e reconstruindo o nível de operatoriedade, isto é, as estruturas do pensamento.

3. Os jogos mostram-se como instrumentos adequados, podendo uma abordagem psicopedagógica voltada a esse distúrbio, iniciar dos jogos mais simples indo até os mais complexos.

4. Conforme ocorra a evolução do quadro, é possível introduzir algumas atividades com números, através de exercícios que envolvam adição, subtração, multiplicação e por último a divisão, mesmo nos casos de acalculia.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Visualizar Questão Comentada
A deficiência intelectual, segundo os critérios da Organização Mundial de Saude, OMS, classifica-se em profunda, severa, moderada, leve ou limítrofe, quando observada em termos de quociente intelectual.
A deficiência intelectual classificada como leve ou limítrofe, em relação ao nível de desenvolvimento e eficiência social, apresenta:
Em relação ao atual modelo de gestão de saúde mental do país, é correto afirmar:

Os grupos podem ser descritos como um espaço de escuta em que o coordenador indaga, pontua e problematiza as falas, permitindo que os seus integrantes possam, assim, pensar, falar de si e elaborar melhor as suas próprias questões. Assim sendo, a técnica de grupos operativos permite que profissional e integrantes reúnam-se para a execução de tarefas. Sobre essa técnica, é correto afirmar:

1. A técnica de grupo operativo prevê a presença e intervenção de um coordenador e um observador como responsáveis por indagar e problematizar, além de registrar o que ocorre nas reuniões.

2. Os papéis que emergem no grupo no decorrer do processo articulam-se com as necessidades e expectativas individuais e do grupo. São exemplos desses papéis: o porta-voz, o bode- -expiatório e o líder de mudança.

3. Os encontros têm necessariamente um direcionamento para um fim específico, assim como as falas são controladas para que se execute apenas a tarefa planejada inicialmente pelo coordenador.

4. Os grupos operativos não são espaços de escuta e de observação de vínculos, por isso o seu caráter não terapêutico.

5. Considerando que as instituições tendem a produzir repetições para preservar o igual, a técnica de grupo operativo surge como alternativa para emergir falas dos sujeitos, através de brechas naquilo que encontra-se cristalizado.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Visualizar Questão Comentada

Henri Wallon assinala a grande importância do meio social e das interações sociais, ressaltando que as relações do homem com o meio são de transformações e as circunstâncias sociais de sua existência influenciam a evolução humana. Para ele, as interações são fundamentais tanto para a construção do sujeito como do conhecimento, de acordo com as condições orgânicas, motoras, afetivas, intelectuais e socioculturais.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.



( ) A palavra interação pressupõe a existência de duas ou mais pessoas, remetendo a uma ação recíproca que possibilita a partilha de significados, de conhecimentos e de valores configurando-se assim no contexto social e cultural dos diferentes grupos.


( ) Podemos considerar que há uma rede de interações entre os indivíduos. A partir dessas interações o sujeito pode referenciar-se no outro, mas não transformar o outro.


( ) A criança aos poucos passa a questionar o seu eu em relação ao outro, construindo-se como pessoa, a partir das relações que estabelece com a sua família, na qual tem um papel e um lugar específico. Na constelação familiar aprende a se situar em relação aos demais membros, conquistando a consciência da estrutura familiar. Outros grupos também são fundamentais, como a escola.


( ) Wallon não se preocupou com a influência dos grupos na evolução do sujeito, apenas com o desenvolvimento da função motora infantil.


( ) A vivência coletiva, na perspectiva de Wallon, contribui decisivamente para que a diferenciação do eu-outro seja estabelecida e para a construção da personalidade.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.