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Leia o texto abaixo:
[…] Ou o time de futebol da Alemanha em 2014 (descrito como “esquadrão anônimo” sem “superestrelas” em um artigo) trucidando o país anfitrião, Brasil, que almejava conquistar sua sexta vitória na Copa do Mundo.
“As pessoas se surpreendem quando o time dos sonhos perde”, diz Brian Uzzi, professor titular de administração e organizações da Kellogg. “A gente espera que, com tanta potência em termos de talento, sem dúvida ganhem, mas isso não acontece”.
Esses resultados enigmáticos perduram em algumas perguntas de longa data, tanto no esporte quanto em outros campos, como negócios e pesquisa científica: O que é preciso para se criar uma equipe de sucesso? Quanto depende do talento individual e quanto da capacidade de trabalho em conjunto dos membros da equipe?
Para explorar essa pergunta, Uzzi e seus colegas examinaram um aspecto específico do trabalho em equipe: um histórico de vitórias compartilhadas.
“É preciso ter o talento como base”, diz Uzzi. “Mas o talento não engloba todo o seu potencial, a menos que se trabalhe em equipe”. [...]
Disponível em: https://exame.com/ciencia/o-que-leva-um-time- -a-vitoria-talento-individual-ou-trabalho-em-equipe/. Acesso em: 14 ago.2024. Adaptado.
A reportagem apresentada investiga uma característica do trabalho em equipe que se relaciona com o conceito de
Tendo em vista o planejamento de carreira, o campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho aponta as seguintes modalidades de crescimento profissional: a promoção vertical no segmento de carreira, a reclassificação com mudança de classe e a reclassificação sem mudança de classe.
As definições que correspondem a cada uma dessas modalidades, respectivamente, são:
Considere o texto a seguir:
O antigo papel do psicólogo aplicador de testes, para identificar o perfil adequado para a função a ser desempenhada, foi transformado na função de um gestor de pessoas, que se preocupa com a escolha profissional, com o processo de decisões, com a formação do trabalhador.
BOCK, A. M. M. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia.15.ed. - São Paulo: Saraiva educação,2018.
A transformação descrita está ligada a exigências que o modelo de gestão de pessoas atual requer dentro do contexto organizacional.
Esse modelo trabalha com a noção de
Em uma empresa pública federal, foram estabelecidos planos anuais, com objetivo de promover mais inovação e agilidade nos processos internos. Esses planos incluíam reuniões frequentes entre liderança e trabalhadores, nas quais os objetivos eram compartilhados de forma objetiva e transparente. A gestão de pessoas, junto às lideranças da empresa, criou processos e políticas que buscavam valorizar a autonomia, a colaboração e a experimentação das equipes de trabalho.
O caso acima demonstra a relação da cultura organizacional com outros aspectos do comportamento organizacional e implica a compreensão de que a(o)
A Figura a seguir representa o Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS) e a sua classificação das variáveis, que devem ser consideradas na avaliação dos processos de treinamento, desenvolvimento e educação, com componentes e subcomponentes relacionados entre si.
BORGES-ANDRADE, J. E., et al. Treinamento, Desenvolvimento e Educação: um modelo para sua gestão. In: O trabalho e as organizações: atuações a partir da Psicologia. Porto Alegre: Artmed,2013. p.472. Adaptado.
O MAIS considera elementos que permitem uma visão abrangente e a melhoria contínua dos processos de treinamento, desenvolvimento e educação, o que inclui o componente