Filtrar


Questões por página:
Sobre o tema Serviço Social na América Latina, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em 1929 é fundada a Escola Elvira Matte de Cruchaga, por Miguel Cruchaga Tocornal, sendo este um centro acadêmico com influência católica. O interesse em fundar uma escola de Serviço Social ligada à Igreja Católica tinha por objetivo “recuperar o seu papel de condutora moral da sociedade”.
( ) Em 1936 foi fundada a Escola de Serviço Social de São Paulo, diretamente inspirada pela Ação Católica e pela Ação Social, com grande influência do que apontavam as encíclicas Rerum Novarum e Quadragesimo Anno.
( ) A escola de Serviço Social no Peru foi fundada em 1937. Lá, a escola de Serviço Social surge em uma sociedade em que a burguesia ainda não estava em ampla ascensão e o Estado desempenhava seu papel como “tutor” dos cidadãos.
( ) O Serviço Social Latino-Americano, vinculado ao Centro de Estudos Latino-Americano de Trabalho Social (Celats) e à Associação Latino-America de Escolas de Trabalho Social (Alaets), foi determinante para fomentar os debates acerca da profissão e do Movimento de Reconceituação na América Latina, organizando, a partir da década de 60, os seminários regionais, inclusive no Brasil.
A sequência está correta em
Considerando que os Centros de Atenção Psicossocial são organizados em modalidades, o que “atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida, sendo indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 70 mil habitantes” se refere ao:
São características da prática dos assistentes sociais, hegemonicamente caracterizada, até a vigência da década de 1960:
Analise as proposições a seguir.
I. O reconhecimento da liberdade, como princípio e valor central, pelos assistentes sociais, parte da defesa da emancipação humana.
PORQUE
II. A universalidade de acesso a bens, serviços e direitos sociais ainda não é equitativa e nem se pauta na justiça social.
LOGO,
III. A defesa da elaboração de estratégias e táticas para intervenção profissional, dentro da sociedade capitalista vigente que não será superada, e a insistência nela tornam-se um imperativo e uma prioridade para os assistentes sociais.

Indique, entre as proposições apresentadas, a alternativa que tem validade normativa e faz mais sentido lógico.
Leia os enunciados a seguir, que apresentam elementos sócio-históricos sobre os Códigos de Ética profissional dos assistentes sociais.
I - As previsões sinalizadoras de que os assistentes sociais não podem ser coniventes com práticas errôneas, injustas e preconceituosas, as quais infrinjam os princípios éticos e os dispositivos legais que balizam o trabalho dos assistentes sociais e a sua relação com outros profissionais, são históricas.
II - O segredo e o sigilo profissional são historicamente listados como um direito profissional, entretanto, no Código de Ética de 1975, abre-se a possibilidade para que casos de sevícias e supressão intencional de alimento, por exemplo, sejam passíveis de uma possível quebra de segredo profissional.
III - O Código de Ética de 1947, aprovado em Assembleia Geral da Associação Brasileira de Assistentes Sociais (ABAS), já indicava o imperativo de alguns princípios e valores para o trabalho desses profissionais: a deontologia do serviço social e a laicidade das ações, por exemplo, foram referências cotidianamente observadas.
IV - O serviço social é demarcado como profissão de natureza técnico-científica pelo Código de Ética de 1965, superando as inferências religiosas e neotomistas.
V - A prática da caridade cristã já foi uma fonte de inspiração moral e ética, sendo listada no campo dos deveres profissionais com os beneficiários do serviço social.

Assinale a alternativa CORRETA, conforme os enunciados acima.