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Para orientar as unidades de Educação Infantil a planejarem seu cotidiano, as Diretrizes apontam um conjunto de princípios que fundamentam a prática e que devem orientar o trabalho nas instituições. São eles: Princípios éticos, Princípios políticos e Princípios estéticos. Para a concretização dos princípios políticos apontados, a instituição de Educação Infantil deve trilhar o caminho de educar para a cidadania, analisando suas práticas educativas de modo a
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Quanto à ambientação: dimensionamento, configuração e aparência. A definição da ambientação interna vai envolver uma estreita relação com a proposta pedagógica e com o conhecimento dos processos de desenvolvimento da criança. A organização dos arranjos internos será feita em função da atividade realizada e da interação desejada, assim, é importante a afirmação apresentada na opção.
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Está CORRETA a opção que apresenta, quanto à melhor localização para construção da unidade de educação infantil.
Brincadeiras no espaço interno e externo da instituição infantil, roda de história e de conversas, ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música, atividades diversificadas ou ambientes organizados por temas ou materiais à escolha da criança, para uso individual ou em grupos e cuidados com o corpo são exemplos de atividades que respondem às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma frequência regular, diária ou semanal, e, em cada grupo de crianças, depende das prioridades elencadas a partir da proposta curricular, dentro da organização do tempo na educação infantil. Essas tarefas são chamadas de
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil define dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. Esta organização possui um caráter instrumental e didático, devendo os professores ter consciência, em sua prática educativa, de que a construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global e que há interrelações entre os diferentes âmbitos a serem trabalhados com as crianças. O âmbito da Formação Pessoal e Social refere-se