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O profissional de Planejamento das agências de publicidade deve ser um consumidor voraz de relatórios e pesquisas de tendências, bem como das publicações científicas das áreas de interesse de seus clientes.
(PEREZ e BARBOSA,2008)
Tendo em vista a cadeia produtiva das agências de publicidade e a especificidade da atividade na área de Planejamento, avalie as afirmações, em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
I ( ) É o profissional de planejamento o responsável pela geração de ideias, temas e slogans dos anúncios publicitários.
II ( ) É o profissional de planejamento o responsável pela elaboração de estudos para prospectar clientes.
III ( ) É o profissional de planejamento o responsável pela atividade de produção e eleição das mensagens publicitárias.
IV ( ) É o profissional de planejamento o responsável pela construção do roteiro inicial para uma campanha publicitária.
V ( ) É o profissional de planejamento o responsável pelo direcionamento das campanhas publicitárias.
A sequência correta de cima para baixo, é:
O início da circulação de jornais no Brasil nos primeiros anos do século XIX, leva para mídia o que mascates e vendedores de rua faziam de forma oral nas ruas do Rio anos antes. A chegada do rádio, nos anos 1920, da TV, nos anos 1950, da web, nos anos 1990, das redes sociais digitais nos anos 2000 e dos aplicativos de conversação, nas últimas décadas estreitam essa relação no que diz respeito à linguagem publicitária, sendo uma evidência da relação da produção publicitária com a evolução tecnológica da cadeia produtiva da mídia. Em relação às agências de publicidade, complete as lacunas da afirmativa, na sequência correta:
A chegada de grandes indústrias e das primeiras agências multinacionais de propaganda ao Brasil na década de __________________, indicam a profissionalização da atividade no país, sobretudo quando o departamento de propaganda da _____________________ é fechado e tem seus profissionais absorvidos pela agência _______________recém desembarcada em solo nacional.
A sequência que melhor completa as lacunas é:

Leia com atenção os dois anúncios abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/ hemeroteca-digital/.

Acesso em: 23 jan.2023.


Veiculados, respectivamente, nos séculos XIX e XX, os dois anúncios acima, comparados indicam:

Criador de um programa pioneiro na Rádio Philips, em 1932, no Rio de Janeiro, o pernambucano Ademar Casé oferecerá um espaço publicitário a Albino, dono da padaria Bragança, em Botafogo, Zona Sul do Rio mas não despertara um naco do entusiasmo lusitano. Firmou-se, porém, um acordo: se ele gostasse de um anúncio especialmente criado para o negócio, assinaria um contrato de publicidade. O encarregado foi o caricaturista Antônio Nássara. O produto ficou o seguinte refrão: “Oh Padeiro desta Rua. // Tenha sempre na lembrança // Não me traga outro Pão que não seja o Pão Bragança.2X
Disponível em: http://www.encurtador.com.br/gmwz5. Acesso em: 23 jan.2023.
O formato radiofônico que levou para história esse episódio do rádio brasileiro foi:
Observe:
Quarta-Feira,28 de Fevereiro de 2018 @ 13:10 Nativa FM faz transmissão local direto de estúdio em shopping de Araraquara Araraquara – Rádio segue com a ação, inicialmente, até o dia 18 de março A Nativa FM 91.9 de Araraquara está transmitindo sua programação direto de um estúdio montado no shopping Jaraguá. A ação conta com apoio do comércio local e, segundo a direção da emissora, tem o objetivo de aproximar a rádio dos ouvintes e deve ficar, inicialmente, até o dia 18. De acordo com o diretor da emissora, Renê Bacaycoa, a emissora teve uma autorização da rede para estender o horário local aos sábados para esta ação. No domingo, o horário é das 15h às 22h com programação direto do estúdio no shopping.
Imagem associada para resolução da questão

Estúdio da Nativa FM no shopping Jaraguá
Disponível em: https://tudoradio.com/noticias/ver/ 19130-nativa-fm faz-transmissao-local-direto-de-estudio-em-shopping-de-araraquara. Acesso em: 20 jan.2023.
Ações das emissoras de rádio, como a do exemplo acima, demonstram uma vitalidade do meio e dão relevância para uma área específica profissional nas emissoras elencadas abaixo com sua principal característica: