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Na obra referencial "WEBJORNALISMO: 7 CARATERÍSTICAS QUE MARCAM A DIFERENÇA" (2014), sete autores de sete países detalham conceitos que definem basicamente o jornalismo na web. O sumário está assim distribuído:
Capítulo 1 Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas - 3 João Canavilhas
Capítulo 2 Multimidialidade: informar para cinco sentidos - 25 Ramón Salaverría
Capítulo 3 Interatividade: Definições, estudos e tendências - 53 Alejandro Rost
Capítulo 4 Memória: Jornalismo, memória e história na era digital - 89 Marcos Palacios
Capítulo 5 instantaneidade: efeito da rede, jornalistas mobile, consumidores ligados e o impacto no consumo, produção e distribuição - 111 Paul Bradshaw
Capítulo 6 Personalização: análise aos 6 graus - 137 Mirko Lorenz
Capítulo 7 Ubiquidade: o 7.o princípio do jornalismo na era digital - 159 John V. Pavlik

Tratando da fruição do texto nas web em seu artigo “Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas”, o pesquisador português João Canavilhas retoma o conceito “pirâmide deitada”, que vem trabalhando desde 2006. O conceito prevê uma organização textual que tira proveito do espaço da web para oferecer conteúdo aprofundado por meio de hiperlinks. Nesta conceituação de Canavilhas, prevêse níveis e organização da leitura, na ordem a seguir:

Observe:

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.facebook.com/jornalextra/photos/

1438064306226515/, rede social do Jornal Extra, do Rio de Janeiro.

Acesso em: 20 jan.2023.

Desde 2013, grupos de comunicação compartilham número de WhatsApp para estreitar laços com seu público, estimulando a sugestão de pautas e colaborações diretas de textos, imagens, áudios e vídeos. Tais ações colaborativas, uma vez checadas, são certificadas pelo jornal, site, rádio ou TV que as veicula, certificada a veracidade desse conteúdo produzido gratuitamente pelo público. Sobre o conceito de certificação jornalística é correto afirmar que:

Leia o texto a seguir:
A anatomia narrativa do webjornalismo 2.0 tem como cabeça a interação e como ação sistêmica desafiadora a gestão dessa interação, trazendo para o campo uma radical transformação na forma de se fazer jornalismo. Tal mudança ocorre em decorrência das possibilidades de envio e recebimento de conteúdos inéditos e exclusivos, antes impensados por condições técnicas, como a impossibilidade de estar no local do acontecimento noticiado a todo momento.
(REIS,2021, p.6)
Tendo como ponto de partida o que é afirmado acima, o principal desafio contemporâneo da atividade jornalística na web, no que se refere ao público que consome, produz, comenta e critica os conteúdos postados em sites e portais informativos, é:
Entre as transformações trazidas pela revolução tecnológica na sociedade atual, está a mudança nas relações espaço e tempo, quando houve a evolução do sistema analógico para o sistema digital. Isto possibilitou formas de interatividade, participação e colaboração em tempo-real que ficou conhecida como comunicação digital, em outras palavras,
Entre os elementos de maior importância na cultura de consumo, na contemporaneidade, está o posicionamento do consumidor, em grande parte, em função da relação da produção das empresas com as comunidades tradicionais produtoras de matérias-primas.
Es
se modelo se consolida principalmente em função