Filtrar


Questões por página:

Avaliar é diagnosticar, e diagnosticar, no caso da avaliação, é o processo de qualificar a realidade por meio de sua descrição, com base em seus dados relevantes, e, a seguir, pela qualificação que é obtida pela comparação da realidade descrita com um critério, assumido como qualidade desejada. O diagnóstico, propriamente, configura e encerra o ato de avaliar em si; a intervenção da qual temos falado ao longo deste livro, só ocorre no caso da avaliação de acompanhamento, comprometida com uma ação.


LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato

pedagógico. São Paulo: Cortez,2021, p.295.


No trecho em destaque, o autor apresenta sua definição a respeito do ato de avaliar.


Assinale a opção que a resume corretamente.

A educação das relações étnico-raciais faz-se uma urgência de primeira ordem no âmbito do ensino no Brasil, tendo em vista a imensa diversidade que o constitui.


Um dos objetivos de se educar as relações étnico-raciais, é

Não se fala de autoestima, paixões, frustrações, alegrias, desencantos, comunicação interpessoal, ética, solidariedade e outros itens como se fala de logaritmos ou de eletrodinâmica. (...) Temos obtido interessantes resultados com o emprego de estratégias de sensibilização, em que o papel do capacitador muda de feição. Já não é mais o professor falando, ensinando, expondo os saberes que melhor conhece para quem não os conhece bem; é, efetivamente, um professor-capacitador que conhece jogos operatórios, sabe trabalhar estudos de caso, aprendeu estratégias para aguçar sensibilidades e as utiliza para propor discussões, sugerir debates, angariar depoimentos e, raramente, eleger concussões.


ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender.

Porto Alegre: Artmed,2002, p.65.


A aula descrita pelo trecho supracitado tem como foco central o desenvolvimento de capacidades

O foco no desenvolvimento de competências constitui um eixo orientador para a maioria dos Estados e Municípios brasileiros na construção de seus currículos, que parte de uma concepção específica de saber.


Assinale a opção que expõe corretamente esse conceito.

Temos um documento relevante, pautado em altas expectativas de aprendizagem, que deve ser acompanhado pela sociedade para que, em regime de colaboração, faça o país avançar.


Base Nacional Comum Curricular, p.8.


Assinale a opção que expressa corretamente uma das finalidades da Base Nacional Comum Curricular.