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No contexto da Educação Física escolar, o trabalho com estudantes com Síndrome de Down (SD) demanda uma abordagem pedagógica que compreenda o desenvolvimento motor como uma dimensão do desenvolvimento humano integral. Características como hipotonia muscular, frouxidão ligamentar e atrasos no domínio motor são reconhecidas, mas não devem restringir as potencialidades desses sujeitos nem reduzir a ação pedagógica a uma lógica compensatória. Inspirado por princípios da Educação Física Adaptada, um professor propõe atividades que favoreçam a autonomia, a experimentação corporal e a inserção ativa dos estudantes em práticas significativas. Com base nesse cenário para intervenção pedagógica junto a estudantes com SD, assinale a alternativa que apresenta a estratégia mais adequada.

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Nas últimas décadas, o campo da Educação Física tem se debruçado sobre discussões epistemológicas que envolvem a construção de saberes, os fundamentos teóricos das práticas pedagógicas e o papel da área na produção científica. Essas reflexões têm revelado tensões entre diferentes concepções de ciência, originando debates sobre os modos de legitimação do conhecimento e os caminhos possíveis para a consolidação da Educação Física como campo acadêmico e profissional. Considerando esse cenário e os principais movimentos teóricos que marcam o debate da epistemologia na Educação Física na atualidade (Bungenstab,2020), assinale a alternativa correta.
Segundo Carvalho (2001; 2003; 2006), a noção hegemônica de qualidade de vida frequentemente se restringe a uma perspectiva biomédica de “equilíbrio biológico” e “performance física”, ignorando as dimensões sociopolíticas da saúde. Em um IF, um professor de Educação Física, inspirado na abordagem crítico-superadora por Soares et al. (1992) e na perspectiva de Carvalho, propõe um projeto interdisciplinar sobre qualidade de vida para o Ensino Médio Integrado. O projeto inclui as seguintes ações:

Discussão sobre os determinantes sociais da saúde (como acesso à moradia, saneamento, trabalho digno); Análise crítica da indústria do fitness e de seus padrões corporais excludentes; Vivências de práticas corporais populares (como danças e jogos).


Ao considerar a centralidade das relações sociais, das condições de vida e das mediações culturais no conceito ampliado de saúde, o professor busca evitar soluções tecnicistas que desconsiderem as determinações sociais do processo saúde-doença. Com base em Carvalho e nos princípios da Educação Física Crítico-Superadora, analise as assertivas abaixo:


I. O projeto se justifica no contexto do Ensino Técnico Integrado porque contribui para a superação da dualidade entre formação humana e profissional, vinculando a discussão sobre saúde e cidadania à formação integral do futuro trabalhador.


II. A inclusão de temas como saneamento básico no projeto amplia a compreensão crítica da saúde, articulando o corpo e os direitos sociais ao território em que o indivíduo vive.


III. O uso de plataformas digitais e Inteligência Artificial na indústria fitness é um avanço tecnológico que beneficia tanto os clientes, com maior flexibilidade, quanto os profissionais, que passam a ter mais autonomia, o que se alinha à visão ampliada de qualidade de vida.


IV. A crítica à noção hegemônica de qualidade de vida por Carvalho se restringe a uma análise macroeconômica da saúde, não sendo aplicável para entender os desafios do professor de Educação Física, cuja condição de trabalho é um problema puramente individual.


Quais estão corretas?

No início do semestre letivo, um professor de Educação Física de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em um IF é informado pela coordenação pedagógica de que, entre os 35 estudantes da turma,3 possuem laudos indicando Transtorno do Espectro Autista (TEA). A presença de estudantes neurodivergentes evidencia a necessidade de uma prática pedagógica sensível às diferenças, especialmente no que tange às experiências sensoriais (Oliveira,2023). Nesse contexto, a Educação Física Inclusiva afirma-se como um campo potente para a educação dos sentidos (Piantino,2023), reconhecendo o corpo como sede da experiência estética, sensível e comunicativa. A cultura corporal torna-se mediação fundamental na constituição da subjetividade e no desenvolvimento da consciência crítica. A valorização da multissensorialidade, da expressão simbólica e da vivência estética é, assim, central para uma pedagogia verdadeiramente inclusiva, emancipadora e acolhedora. Considerando essas premissas, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os fundamentos da Educação Física inclusiva e da educação dos sentidos.
No Curso Técnico Integrado em Química de um IF, a avaliação da aprendizagem é concebida como parte indissociável do processo de ensino, com caráter contínuo, formativo e qualitativo. Inspirada por esse princípio, uma professora de Educação Física decide reestruturar suas práticas avaliativas. Em vez de aplicar testes de desempenho motor ou fichas de observação comportamental, ela propõe práticas avaliativas com base em uma pedagogia crítica. Para isso, retoma discussões da obra “Metodologia do Ensino de Educação Física”, de Soares et al. (1992), com o objetivo de romper com os paradigmas tradicionais e superar a dissociação entre ensinar e avaliar. Considerando os pressupostos teórico-metodológicos da avaliação crítica nessa abordagem, assinale a alternativa correta.