Questões de Concurso
Filtrar
452.634 Questões de concurso encontradas
Página 141 de 90.527
Questões por página:
No contexto da Educação Física escolar, o trabalho com estudantes com Síndrome de Down (SD) demanda uma abordagem pedagógica que compreenda o desenvolvimento motor como uma dimensão do desenvolvimento humano integral. Características como hipotonia muscular, frouxidão ligamentar e atrasos no domínio motor são reconhecidas, mas não devem restringir as potencialidades desses sujeitos nem reduzir a ação pedagógica a uma lógica compensatória. Inspirado por princípios da Educação Física Adaptada, um professor propõe atividades que favoreçam a autonomia, a experimentação corporal e a inserção ativa dos estudantes em práticas significativas. Com base nesse cenário para intervenção pedagógica junto a estudantes com SD, assinale a alternativa que apresenta a estratégia mais adequada.
Discussão sobre os determinantes sociais da saúde (como acesso à moradia, saneamento, trabalho digno); Análise crítica da indústria do fitness e de seus padrões corporais excludentes; Vivências de práticas corporais populares (como danças e jogos).
Ao considerar a centralidade das relações sociais, das condições de vida e das mediações culturais no conceito ampliado de saúde, o professor busca evitar soluções tecnicistas que desconsiderem as determinações sociais do processo saúde-doença. Com base em Carvalho e nos princípios da Educação Física Crítico-Superadora, analise as assertivas abaixo:
I. O projeto se justifica no contexto do Ensino Técnico Integrado porque contribui para a superação da dualidade entre formação humana e profissional, vinculando a discussão sobre saúde e cidadania à formação integral do futuro trabalhador.
II. A inclusão de temas como saneamento básico no projeto amplia a compreensão crítica da saúde, articulando o corpo e os direitos sociais ao território em que o indivíduo vive.
III. O uso de plataformas digitais e Inteligência Artificial na indústria fitness é um avanço tecnológico que beneficia tanto os clientes, com maior flexibilidade, quanto os profissionais, que passam a ter mais autonomia, o que se alinha à visão ampliada de qualidade de vida.
IV. A crítica à noção hegemônica de qualidade de vida por Carvalho se restringe a uma análise macroeconômica da saúde, não sendo aplicável para entender os desafios do professor de Educação Física, cuja condição de trabalho é um problema puramente individual.
Quais estão corretas?