Questões de Concurso
Filtrar
                
                  465.390 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 271 de 93.078                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Julgue o item a seguir.
A Lei Federal nº 4.320/1964 permite que as despesas sejam classificadas apenas em categorias econômicas,  como despesas correntes e de capital, sem a necessidade de detalhamento funcional-programático. Dessa forma, não é exigido um detalhamento das finalidades e funções das despesas no orçamento. 
Julgue o item a seguir.
A dissolução parcial da sociedade contratual pode ocorrer quando um dos sócios falece ou é declarado incapaz, dependendo das disposições do contrato social e da legislação aplicável. Essa situação pode levar à necessidade de reorganização da sociedade ou à liquidação da parte do sócio falecido ou incapaz. 
Julgue o item a seguir.
A apuração dos resultados é o processo pelo qual as receitas e as despesas são comparadas ao final de um período contábil para determinar o lucro ou prejuízo de uma empresa. Esse processo envolve o fechamento das contas de resultado e a transferência do saldo para a conta de resultado do exercício, refletindo a performance financeira da entidade. 
Julgue o item a seguir.
A revogação de um ato administrativo é possível apenas quando não há direitos adquiridos envolvidos, sendo irrelevante a conveniência pública para a Administração. Na prática, a revogação deve respeitar os direitos adquiridos e seguir critérios de razoabilidade,  proporcionalidade e interesse público, conforme estabelecido pela legislação vigente. 
Julgue o item a seguir.
O princípio da autoexecutoriedade dos atos administrativos permite que determinados atos produzam efeitos imediatos sem necessidade de intervenção judicial prévia. Isso é especialmente importante em situações urgentes ou emergenciais,  como na desapropriação de bens para fins de utilidade pública, situação na qual a administração pode agir imediatamente para garantir a continuidade dos serviços públicos.