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Durante a Idade Média, distintas dinâmicas se estabeleceram entre Europa, Ásia e África, com trocas comerciais e culturais. Assinale a alternativa que descreve uma dessas dinâmicas corretamente.
A compreensão da Pré-História da América envolve o reconhecimento de múltiplas formas de ocupação humana anteriores à colonização europeia. Assinale a alternativa que indica corretamente uma característica comum às civilizações pré-colombianas.
A organização do trabalho pedagógico na escola pública brasileira compreende o conjunto de práticas articuladas intencionalmente para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem. Essas práticas envolvem planejamento, execução, acompanhamento e avaliação, e estão diretamente relacionadas às concepções de educação e sociedade assumidas pela instituição escolar. Considerando os princípios que regem a organização do trabalho pedagógico na escola pública, especialmente em contextos democráticos e inclusivos, assinale a alternativa que expressa corretamente um elemento estruturante desse trabalho na perspectiva crítico-transformadora.
A história da educação no Brasil é marcada por diferentes concepções pedagógicas que, em cada contexto histórico, expressam os interesses sociais, políticos e econômicos predominantes. Entre essas concepções, destacam-se a pedagogia tradicional, a pedagogia tecnicista, a pedagogia progressista (em suas vertentes libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e as abordagens contemporâneas baseadas na inclusão e na diversidade. Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica distintiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos, conforme difundida a partir da década de 1980.
A Lei Brasileira de Inclusão estabelece diretrizes para assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Com base na LBI, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma disposição sobre o direito à educação da pessoa com deficiência.