Filtrar


Questões por página:

Na perspectiva da Educação Integral, o Currículo Referência de Minas Gerais não se limita à organização de conteúdos a serem ensinados e aprendidos, mas orienta como e quais são as competências e habilidades que, traduzidas em direitos de aprendizagem, contribuem para a formação integral dos estudantes.


Sobre o que pretende a construção de um currículo referência para a educação infantil, norteador das ações pedagógicas para todo o território mineiro, assinale a alternativa incorreta.

Para o funcionamento normal do metabolismo, é necessária energia, encontrada armazenada em todas as células humanas sob a forma de ATP (trifosfato de adenosina).

O músculo é um tecido especialmente adaptado para a transformação de energia química (ATP) em mecânica (tensão muscular decorrente do mecanismo fisiológico da contração muscular).


No processo de transformação de energia química em mecânica, consideramos três vias possíveis; são elas:

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, as práticas corporais são textos culturais passíveis de leitura e produção. A vivência da prática é uma forma de gerar um tipo de conhecimento muito particular e insubstituível, e, para que ela seja significativa, é preciso problematizar, desnaturalizar e evidenciar a multiplicidade de sentidos e significados que os grupos sociais conferem às diferentes manifestações da cultura corporal de movimento.


A organização dos objetos de conhecimento (meio para o desenvolvimento das habilidades) em Educação Física para o Ensino Fundamental, proposta na BNCC, está sistematizada em

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também denominada Estatuto da Pessoa com Deficiência, no seu artigo 3º, define alguns termos que devem ser aplicados na compreensão e aplicação dessa Lei.



A definição “concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva”, refere-se a

A Prefeitura Municipal de Carlos Chagas, visando normatizar e organizar a Educação Especial inclusiva na rede municipal de ensino, instituiu o Decreto nº 64/2023.


Tendo por referência esse Decreto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.



(  ) A matrícula do estudante público da educação especial é compulsória, sendo vedada a possibilidade de negativa de vaga, conforme legislação vigente.


(  ) Os regentes de turma e os regentes de aula incumbir-se-ão de utilizar a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Referência de Minas Gerais no planejamento pedagógico e na avaliação dos estudantes público da educação especial.


(  ) O professor do Atendimento Educacional Especializado trabalhará em colaboração com o regente de turma e o regente de aulas para planejamento dos recursos de acessibilidade dos estudantes com base no planejamento de aula do regente.


(  ) O Plano de Desenvolvimento Individual é documento opcional, sendo obrigatório apenas nos casos de patologias de maior gravidade atestadas por médico especialista na área.



Assinale a sequência correta.