Questões de Concurso
Filtrar
                
                  230 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 42 de 46                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             O mesmo acontece na construção da obra, isto é, toda obra pressupõe um sistema compreensível para todos,  sustentado na convencionalidade de um sistema de comunicação (língua, traços, formas, gestos...) comum a uma dada comunidade. O enunciado remete a obra à sua história e é inseparável do autor, porque expressa a individualidade de quem fala, o seu estilo e a sua construção composicional. 
[Antonia Terra. História e dialogismo. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula,1998]
 
A partir do excerto, é correto afirmar que toda obra pressupõe e
 
    [Antonia Terra. História e dialogismo. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula,1998]
A partir do excerto, é correto afirmar que toda obra pressupõe e
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Para se pensar o ensino de História, é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram. Os registros e vestígios das mais diversas naturezas (mobiliário,  instrumentos de trabalho, música etc.) deixados pelos indivíduos carregam em si mesmos a experiência humana,  as formas específicas de produção, consumo e circulação, tanto de objetos quanto de saberes. 
 
(BRASIL, Ministério da Educação. BNCC – Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental – História)
 
De acordo com a BNCC, é correto afirmar que o ensino de História
 
    (BRASIL, Ministério da Educação. BNCC – Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental – História)
De acordo com a BNCC, é correto afirmar que o ensino de História
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Ao utilizar-se do filme no processo de ensino, ainda acredito que todo o esforço do professor de humanidades deve ser no sentido de mostrar à maneira do conhecimento histórico – o filme também é produzido, também ele irradia um processo de pluralização de sentidos ou de verdades – e, da mesma forma que na História, o filme é uma construção imaginativa que necessita ser pensada e trabalhada interminavelmente. 
[Elias Thomé Saliba. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula, 1998]
 
A partir do excerto, é correto afirmar que
 
    [Elias Thomé Saliba. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula, 1998]
A partir do excerto, é correto afirmar que
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             A história não emerge como um dado ou um acidente que tudo explica: ela é a correlação de forças, de enfrentamentos e da batalha para a produção de sentidos e significados,  que são constantemente reinterpretados por diferentes grupos sociais e suas demandas – o que, consequentemente,  suscita outras questões e discussões. 
(BRASIL, Ministério da Educação. BNCC – Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental – História)
 
De acordo com a BNCC, é correto afirmar que, para o ensino de história,
 
    (BRASIL, Ministério da Educação. BNCC – Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental – História)
De acordo com a BNCC, é correto afirmar que, para o ensino de história,
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Consideramos que a escola e, em particular o ensino de História, tem um papel fundamental nesse processo. É ela, em última instância, o lócus privilegiado para o exercício e formação da cidadania, que se traduz, também,  no conhecimento e na valorização dos elementos que compõem o nosso patrimônio cultural. 
[Ricardo Oriá. Memória e ensino de história. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula, 1998].
 
 
Segundo o fragmento citado, é correto afirmar que a escola e o ensino de História,
 
    [Ricardo Oriá. Memória e ensino de história. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula, 1998].
Segundo o fragmento citado, é correto afirmar que a escola e o ensino de História,