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Para aqueles impedidos de realizar seus estudos no período previsto pelo sistema educacional, existe a possibilidade de matrícula nos programas de Educação de Jovens e Adultos, conhecido com EJA. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o EJA responde por algumas funções básicas:
I. Função Reparadora - restaura o direito a uma escola de qualidade e o reconhecimento de igualdade de todo e qualquer ser humano, em que a cidadania estará assegurada por meio da assimilação de competências necessárias para sua inserção no chamado novo mundo do trabalho.
II. Função Equalizadora - deve ampliar e diversificar as oportunidades a todos aqueles desfavorecidos que buscam o acesso às escolas e ao ensino, em diferentes níveis e períodos. Isto para que se restabeleça a trajetória escolar desse cidadão.
III. Função Permanente de Qualificação - entende-se que em suas diferentes fases de existência e diante das exigências de sua formação pessoal e de sua formação profissional, instrumentos constantes de qualificação devem estar ao dispor de todos.
Das afirmações apresentadas:
I. Função Reparadora - restaura o direito a uma escola de qualidade e o reconhecimento de igualdade de todo e qualquer ser humano, em que a cidadania estará assegurada por meio da assimilação de competências necessárias para sua inserção no chamado novo mundo do trabalho.
II. Função Equalizadora - deve ampliar e diversificar as oportunidades a todos aqueles desfavorecidos que buscam o acesso às escolas e ao ensino, em diferentes níveis e períodos. Isto para que se restabeleça a trajetória escolar desse cidadão.
III. Função Permanente de Qualificação - entende-se que em suas diferentes fases de existência e diante das exigências de sua formação pessoal e de sua formação profissional, instrumentos constantes de qualificação devem estar ao dispor de todos.
Das afirmações apresentadas:
Leia atentamente o texto e as afirmações a seguir. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais:
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica, para atender as suas necessidades.
II. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em maior tempo o programa escolar para os superdotados.
III. Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professor regular capacitado para a integração desses educandos nas classes comuns.
IV. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível de ensino regular.
Das afirmações apresentadas:
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica, para atender as suas necessidades.
II. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em maior tempo o programa escolar para os superdotados.
III. Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professor regular capacitado para a integração desses educandos nas classes comuns.
IV. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível de ensino regular.
Das afirmações apresentadas:
As políticas recentes de Educação Especial têm indicado as seguintes situações para a organização do atendimento:
( ) Integração plena na rede regular de ensino, somente apoiado em sala de recursos.
( ) Classe especial em escola regular, pelas dificuldades de integração dos alunos em salas de ensino regular, algumas escolas não optam pela organização de salas exclusivas ao atendimento de alunos com necessidades especiais.
( ) Escola especializada, destinada a atender os casos em que a educação integrada, não se apresenta viável, seja pelas condições do aluno, seja pelo do sistema de ensino.
Analise as afirmativas acima, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.
( ) Integração plena na rede regular de ensino, somente apoiado em sala de recursos.
( ) Classe especial em escola regular, pelas dificuldades de integração dos alunos em salas de ensino regular, algumas escolas não optam pela organização de salas exclusivas ao atendimento de alunos com necessidades especiais.
( ) Escola especializada, destinada a atender os casos em que a educação integrada, não se apresenta viável, seja pelas condições do aluno, seja pelo do sistema de ensino.
Analise as afirmativas acima, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.
A Educação Especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades em todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças. Estes deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as necessidades. O uso da tecnologia pode despertar em crianças especiais um interesse e a motivação pela descoberta do conhecimento. O uso da tecnologia no campo do ensino-aprendizagem permite:
I. Alargar horizontes, levando o mundo para dentro da sala de aula.
II. Aprender fazendo.
III. Melhorar capacidades intelectuais tais como a criatividade e a eficácia.
IV. Permitir que um professor ensine simultaneamente em mais de um local.
V. Permitir vários ritmos de aprendizagem numa mesma turma.
VI. Estabelecer a ponte entre a comunidade e a sala de aula.
Das afirmativas apresentadas:
I. Alargar horizontes, levando o mundo para dentro da sala de aula.
II. Aprender fazendo.
III. Melhorar capacidades intelectuais tais como a criatividade e a eficácia.
IV. Permitir que um professor ensine simultaneamente em mais de um local.
V. Permitir vários ritmos de aprendizagem numa mesma turma.
VI. Estabelecer a ponte entre a comunidade e a sala de aula.
Das afirmativas apresentadas:
Assinale a afirmação que se encontra aderente ao texto a seguir. O direito à educação é um direito de toda criança, adolescente ou adulto seja ele qual dificuldade tiver. E a Constituição afirma isso, que todos somos iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza. E a Educação Inclusiva parte dessa intenção, que cada um possa procurar a plenitude do seu existir, para participar ativamente na construção de sua vida pessoal, tendo uma existência feliz e de qualidade. Na perspectiva da Educação Inclusiva, seu público alvo é descrito por: