Questões de Concurso
Filtrar
473.210 Questões de concurso encontradas
Página 1854 de 94.642
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Casimiro de Abreu - RJ
Disciplina:
Pedagogia
Francisco Imbernón defende que a formação docente deve preparar os profissionais para um contexto de constantes mudanças e incertezas, o que exige a superação de modelos tradicionais de desenvolvimento profissional. A respeito das características de uma formação voltada para a mudança, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A formação deve basear-se na reflexão coletiva sobre a prática, transformando a escola em um espaço de investigação e produção de conhecimento, onde os professores atuam como pesquisadores de sua própria atividade.
(__)A formação continuada deve priorizar a transmissão de pacotes de inovação e "receitas" didáticas elaboradas por especialistas externos, garantindo que os professores apliquem as técnicas mais recentes de forma padronizada.
(__)O desenvolvimento profissional deve ser concebido como um processo colaborativo, no qual os professores compartilham saberes, angústias e projetos, superando a cultura do individualismo e construindo uma identidade profissional coletiva.
(__)A formação eficaz é aquela que se concentra exclusivamente no domínio teórico dos conteúdos, partindo do pressuposto de que o conhecimento aprofundado da matéria é condição única e suficiente para uma boa prática pedagógica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(__)A formação deve basear-se na reflexão coletiva sobre a prática, transformando a escola em um espaço de investigação e produção de conhecimento, onde os professores atuam como pesquisadores de sua própria atividade.
(__)A formação continuada deve priorizar a transmissão de pacotes de inovação e "receitas" didáticas elaboradas por especialistas externos, garantindo que os professores apliquem as técnicas mais recentes de forma padronizada.
(__)O desenvolvimento profissional deve ser concebido como um processo colaborativo, no qual os professores compartilham saberes, angústias e projetos, superando a cultura do individualismo e construindo uma identidade profissional coletiva.
(__)A formação eficaz é aquela que se concentra exclusivamente no domínio teórico dos conteúdos, partindo do pressuposto de que o conhecimento aprofundado da matéria é condição única e suficiente para uma boa prática pedagógica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Casimiro de Abreu - RJ
Disciplina:
Pedagogia
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental orientam a avaliação da aprendizagem a partir de uma perspectiva formativa. Qual das seguintes práticas avaliativas está em DESACORDO com as orientações dos PCN?
Concurso:
Prefeitura de Casimiro de Abreu - RJ
Disciplina:
Não definido
Libâneo e seus colaboradores analisam os diferentes níveis de planejamento educacional, articulando-os com as instâncias de gestão do sistema de ensino. A esse respeito, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)O planejamento educacional no nível macro corresponde à formulação das políticas educacionais em âmbito nacional, estadual e municipal, expressando as grandes finalidades e diretrizes que orientam o sistema de ensino como um todo.
(__)O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o planejamento no nível meso, ou institucional, no qual a escola, com a participação de sua comunidade, traduz as políticas mais amplas em um projeto singular, adequado à sua realidade e às suas concepções.
(__)O planejamento curricular e o plano de ensino situam-se no nível micro da organização escolar, referindo-se à organização e ao desenvolvimento concreto do trabalho pedagógico em sala de aula, sob a responsabilidade dos professores.
(__)Os diferentes níveis de planejamento (macro, meso e micro) são totalmente independentes e desarticulados entre si, cabendo à escola seguir apenas o seu próprio planejamento, sem qualquer relação com as políticas do sistema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(__)O planejamento educacional no nível macro corresponde à formulação das políticas educacionais em âmbito nacional, estadual e municipal, expressando as grandes finalidades e diretrizes que orientam o sistema de ensino como um todo.
(__)O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o planejamento no nível meso, ou institucional, no qual a escola, com a participação de sua comunidade, traduz as políticas mais amplas em um projeto singular, adequado à sua realidade e às suas concepções.
(__)O planejamento curricular e o plano de ensino situam-se no nível micro da organização escolar, referindo-se à organização e ao desenvolvimento concreto do trabalho pedagógico em sala de aula, sob a responsabilidade dos professores.
(__)Os diferentes níveis de planejamento (macro, meso e micro) são totalmente independentes e desarticulados entre si, cabendo à escola seguir apenas o seu próprio planejamento, sem qualquer relação com as políticas do sistema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Casimiro de Abreu - RJ
Disciplina:
Pedagogia
A obra organizada por Aquino explora a relação entre indisciplina e a dimensão ética das relações escolares. Em uma das abordagens apresentadas, a indisciplina é interpretada não como uma falta moral do aluno, mas como uma resposta à ausência de um ambiente de justiça e respeito mútuo na escola. A partir dessa perspectiva, qual seria a principal estratégia para a construção da disciplina na instituição escolar?
Concurso:
Prefeitura de Casimiro de Abreu - RJ
Disciplina:
Pedagogia
Heloísa Luck enfatiza o papel do diretor como um líder mobilizador, capaz de influenciar positivamente a cultura e o clima da escola. Para tanto, é fundamental que o gestor desenvolva competências específicas de liderança. Analise as afirmativas a seguir sobre essas competências:
I.A competência de visão compartilhada, que consiste na capacidade de articular e promover, junto à comunidade escolar, um futuro desejado para a escola, baseado em valores e princípios coletivamente construídos.
II.A competência de comunicação eficaz, que se traduz na habilidade de estabelecer canais abertos de diálogo, saber ouvir, expressar ideias com clareza e garantir que a informação circule de forma transparente em toda a organização.
III.A competência de controle centralizado, que se refere à capacidade do diretor de tomar todas as decisões importantes de forma unilateral, a fim de garantir a agilidade e a coerência das ações, evitando os impasses gerados por processos participativos.
Está correto o que se afirma em:
I.A competência de visão compartilhada, que consiste na capacidade de articular e promover, junto à comunidade escolar, um futuro desejado para a escola, baseado em valores e princípios coletivamente construídos.
II.A competência de comunicação eficaz, que se traduz na habilidade de estabelecer canais abertos de diálogo, saber ouvir, expressar ideias com clareza e garantir que a informação circule de forma transparente em toda a organização.
III.A competência de controle centralizado, que se refere à capacidade do diretor de tomar todas as decisões importantes de forma unilateral, a fim de garantir a agilidade e a coerência das ações, evitando os impasses gerados por processos participativos.
Está correto o que se afirma em: