Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considere as assertivas a seguir.

I. As palavras "maravilhosas", "historinha" e "guerras" são todas paroxítonas e todas apresentam, pelo menos, um dígrafo.
II. No trecho "é interessante lembrar isso", caso o verbo "lembrar" tivesse sido empregado em sua forma pronominal, o pronome "isso" deveria ser contraído com a preposição "de" para haver adequação à norma-padrão da língua portuguesa.
III. Na oração "vamos todos sobreviver por só mais um dia", observa-se uma silepse de pessoa, já que o pronome "todos" — de 3ª pessoa — se harmoniza semanticamente com o sujeito oculto "nós", de 1ª pessoa.
IV. Ao afirmar "a vida é fruição, é uma dança", o autor recorre à linguagem denotativa, construindo imagens metafóricas para tratar da existência de forma sensível e crítica.
V. Na expressão "Nós estamos, em nossa relação com a vida", o uso do sinal designativo de crase em "a" é facultativo segundo a norma-padrão da língua portuguesa.

Está CORRETO o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
No fragmento disponibilizado, Ailton Krenak articula ideias por meio de recursos de coesão que garantem continuidade sem comprometer o tom reflexivo e ensaístico. Entre os mecanismos utilizados, destacam-se a repetição expressiva, o paralelismo sintático e o uso de pronomes que estabelecem relações anafóricas e catafóricas.
Com base no fragmento, assinale a alternativa cuja análise do mecanismo coesivo está CORRETA.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Considere o seguinte trecho:
"Nós estamos, em nossa relação com a vida, como um peixinho num imenso oceano, em maravilhosa fruição."

No trecho em questão, diferentes classes gramaticais e processos de formação de palavras contribuem para a construção da imagem poética e crítica mobilizada pelo autor. Com base nesse trecho, assinale a alternativa correta quanto à classificação gramatical das palavras empregadas.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Considere o seguinte trecho:
"Nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos, e não ficar barganhando a sobrevivência. Se continuarmos comendo o planeta, vamos todos sobreviver por só mais um dia.
Eu tenho insistido com as pessoas, seja na minha aldeia, seja em qualquer lugar, que sobreviver já é uma negociação em torno da vida".

Com base no trecho apresentado, assinale a alternativa CORRETA sobre os usos das palavras "que" e "Se" em destaque.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
O uso da linguagem nas diferentes situações de comunicação reflete fatores como origem social, regional, cultural e histórica dos falantes. No fragmento, Ailton Krenak constrói um discurso que entrelaça pensamento filosófico, crítica social e saber ancestral, adotando marcas linguísticas que dialogam com o contexto de oralidade, de resistência cultural e de pertencimento identitário. Com base na linguagem empregada no fragmento, assinale a alternativa CORRETA.
Visualizar Questão Comentada