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A história da educação brasileira é marcada fortemente pela implantação da cultura europeia no Brasil, com o intuito de impor novas formas de convívio, costumes, ideias e valores culturais e ideológicos. No período colonial, a Companhia de Jesus, uma instituição de origem ibérica, deixou-nos, através de sua ação missionária, espiritual e educativa, um grande legado histórico-cultural. No que se refere especificamente ao currículo escolar, é correto afirmar que a Companhia de Jesus priorizava:
No Brasil, sob influência do Movimento Escolanovista na Educação nas primeiras décadas do século XX, a legislação educacional e os cursos de formação docente absorvem os ideários do movimento, pondo em pauta os modelos sociais tradicionais, reafirmando novos valores, como os direitos do ser humano, a dignidade, a justiça e a liberdade de pensamento. A didática, nessa conjuntura, tem seus fundamentos reconfigurados, passando a centrar-se:
As teorias pedagógicas cujos pressupostos epistemológicos opõem-se às tendências aprioristas e empiristas são denominadas interacionistas e construtivistas. Estas duas últimas fundamentam-se na perspectiva de que:
O processo de ensino não é uma simples variante do processo de comunicação, uma vez que implica informações sistematizadas e estruturadas com intenção de produzir aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho da escola (e particularmente do docente) deve ser direcionado para o ensino intencional, objetivando prioritariamente:
No início da década de 30 do século passado, configurou-se no Brasil um movimento de educadores, cuja atuação foi importante na formulação da política educacional brasileira, na legislação e na prática escolar. Adeptos desse movimento educacional, como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Carneiro Leão, dentre outros, lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, cujo conteúdo: