Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
No trecho "Quer QUE eu pare o ônibus pra descer e procurar troco ou faça um abracadabra pra conseguir as moedas?" a palavra "QUE" é classificada, no contexto em que foi empregada, como:
mostrar texto associado
Considerando as regras de acentuação gráfica, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação INCORRETA:
Considere o excerto abaixo:

"Falar em engajamento dos alunos vai muito além de estar atento às aulas. Trata-se do engajamento cognitivo, em que o aluno participa atentamente por meio de ideias, opiniões e reflexões. Manter os estudantes engajados reflete benefícios a longo prazo, como a formação de cidadãos pensantes e com a capacidade de inserir pensamentos críticos em sua realidade. Existem alguns desafios enfrentados pelos educadores, que envolvem tempo e dedicação por parte dos docentes. Contudo, os resultados se refletem de uma maneira muito mais perceptível quando os alunos estão realmente envolvidos em seu processo de aprendizagem."
Fonte: https://tinyurl.com/52xymumh

Em uma escola de ensino fundamental, uma professora enfrenta dificuldades para manter o engajamento de seus alunos durante as aulas. Após analisar a situação, ela identifica a necessidade de adaptar seu planejamento. Considerando uma perspectiva humanista na gestão de sala de aula, qual das alternativas a seguir representa a ação mais eficaz?
Considere o excerto abaixo:

"A interação entre pesquisa e prática educacional é essencial para informar e melhorar as políticas, estratégias e metodologias educativas, garantindo que as abordagens pedagógicas sejam eficazes e apropriadas às necessidades dos estudantes."
Fonte: https://tinyurl.com/4pcdapbh

Ao elaborar um currículo fundamentado no modelo de Ensino Baseado em Evidências (EBE), o professor precisa adotar práticas sustentadas por pesquisas empíricas robustas e revisões sistemáticas. Qual das alternativas mais exemplifica uma prática pedagógica alinhada a esse modelo?
De acordo com o Estatuto da Criança do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069/1990, "A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. § 1º Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário. § 2º A medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses. § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos. § 4º Atingido o limite estabelecido no parágrafo anterior, o adolescente deverá ser liberado, colocado em regime de semi-liberdade ou de liberdade assistida. § 5º A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade. § 6º Em qualquer hipótese a desinternação será precedida de autorização judicial, ouvido o Ministério Público. § 7º A determinação judicial mencionada no § 1 o poderá ser revista a qualquer tempo pela autoridade judiciária. "

A medida de internação poderá ser aplicada de diversas formas, EXCETO: