Filtrar


Questões por página:

Os coronavírus são agentes infecciosos classificados como nível de biossegurança 2 (NB2). Seu diagnóstico é realizado em laboratórios NB2, equipados com cabine de segurança Classe II e profissionais treinados. Segundo a OMS, em 19 de março de 2020, dentre as orientações de biossegurança laboratorial para COVID-19, estão:



I. Ao manipular e processar amostras, incluindo sangue para exames sorológicos, devem-se seguir as práticas e procedimentos laboratoriais que são básicos para as boas práticas e procedimentos para laboratórios de microbiologia.



II. Todos os procedimentos técnicos devem ser realizados de modo a minimizar a geração de aerossóis e gotículas.



III. A manipulação e o processamento de amostras de casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo COVID-19 enviadas para exames laboratoriais adicionais, como hemograma e gasometria, devem cumprir as diretrizes locais de processamento de material potencialmente infeccioso.


Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia _epidemiologica_emergencia_saude_publica_importancia_ nacional_doenca_coranvirus.pdf




É correto o que se afirma em:

A orientação sobre biossegurança no contexto do COVID-19 enfatiza a necessidade de uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por profissionais de saúde que manuseiam amostras do vírus. Nesse cenário, os EPIs recomendados incluem, exceto:

No que se refere aos conceitos estabelecidos na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e de outras providências, analise a afirmativa abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes.


Entende-se por______, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de______e_____, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

A Portaria nº 2.436/2017 aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No que se refere a Atenção Básica, registre (V), para verdadeiro, e (F), para falso, nas afirmativas abaixo.


(__) A Atenção Básica consiste no primeiro ponto de atenção do sistema, que deve ordenar os fluxos e contrafluxos de pessoas, produtos e informações em todos os pontos de atenção à saúde.



(__) A Atenção Básica consiste na principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.



(__) A Atenção Básica deve ser ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde.




Assinale a alternativa com a sequência correta.

O controle social abrange as práticas de fiscalização e de participação nos processos deliberativos relacionados à formulação de políticas de saúde e de gestão do SUS.



Fonte: Ministério da Saúde. O SUS de A a Z: garantindo saúde nos municípios. Ministério da Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde.3. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde,2009.



Com relação ao controle social, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.


I. Existem mecanismos institucionalizados que garantem a participação e o controle social, como os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde, com representatividade dos distintos atores sociais.


II. As Conferências de Saúde, que ocorrem a cada dois anos, devem avaliar o cumprimento das diretrizes contidas no respectivo Plano de Saúde e produzir diretrizes que orientem novas políticas e programas no seu âmbito de atuação.


III. Ao Ministério da Saúde (MS) e às secretarias estaduais e municipais de Saúde cabe a implementação de mecanismos para a gestão e apoio ao fortalecimento do controle social no SUS.