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Em um IF, a Educação Física integra o currículo do Curso Técnico de Nível Médio em Química, articulado à formação tecnológica. Nesse contexto, sua atuação se orienta por princípios da formação omnilateral, tendo o trabalho como princípio educativo por Soares et al. (1992). Essa perspectiva compreende o ser humano em sua totalidade, exigindo práticas pedagógicas que articulem corpo, conhecimento, cultura e sociedade. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:

I. A Educação Física no currículo técnico integrado tem como objetivo principal a preparação do estudante para atividades físicas de alto rendimento, promovendo desempenho e produtividade corporal no ambiente escolar.
II. O componente curricular de Educação Física contribui para a formação integral dos estudantes ao abordar o corpo como expressão da cultura, dialogando com saberes científicos e promovendo reflexões críticas sobre saúde, lazer e práticas corporais.
III. A disciplina deve articular-se com os princípios da educação omnilateral, atuando na perspectiva de uma formação ética, política e social, coerente com os fundamentos do projeto político-pedagógico do IF.
IV. A Educação Física no contexto do Ensino Técnico Integrado deve preparar o corpo dos estudantes para atender às demandas funcionais e produtivas do mercado de trabalho, ajustando-se às especificidades das áreas técnicas e científicas do curso.

Quais estão corretas?
O debate sobre a natureza e a função do lazer na sociedade contemporânea tem sido um campo de investigação crucial para a Educação Física e áreas afins. A análise crítica desse fenômeno aponta que, em decorrência da reestruturação econômica e social global, o lazer passou por uma profunda transformação em seu significado e papel social. De um tempo socialmente construído para a recuperação da força de trabalho, ele vem se subordinando cada vez mais diretamente à lógica de produção e reprodução do capital (Mascarenhas,2005). No contexto da Educação Física escolar, tal debate se articula com a necessidade de tratar criticamente os conteúdos de recreação e lazer, compreendendo-os não apenas como práticas espontâneas ou instrumentais, mas como expressões culturais atravessadas por contradições sociais, econômicas e políticas. Com base nessa crítica sobre a transformação do lazer em uma mercadoria hegemônica, assinale a alternativa correta.

No contexto da Educação Física escolar, o trabalho com estudantes com Síndrome de Down (SD) demanda uma abordagem pedagógica que compreenda o desenvolvimento motor como uma dimensão do desenvolvimento humano integral. Características como hipotonia muscular, frouxidão ligamentar e atrasos no domínio motor são reconhecidas, mas não devem restringir as potencialidades desses sujeitos nem reduzir a ação pedagógica a uma lógica compensatória. Inspirado por princípios da Educação Física Adaptada, um professor propõe atividades que favoreçam a autonomia, a experimentação corporal e a inserção ativa dos estudantes em práticas significativas. Com base nesse cenário para intervenção pedagógica junto a estudantes com SD, assinale a alternativa que apresenta a estratégia mais adequada.

Nas últimas décadas, o campo da Educação Física tem se debruçado sobre discussões epistemológicas que envolvem a construção de saberes, os fundamentos teóricos das práticas pedagógicas e o papel da área na produção científica. Essas reflexões têm revelado tensões entre diferentes concepções de ciência, originando debates sobre os modos de legitimação do conhecimento e os caminhos possíveis para a consolidação da Educação Física como campo acadêmico e profissional. Considerando esse cenário e os principais movimentos teóricos que marcam o debate da epistemologia na Educação Física na atualidade (Bungenstab,2020), assinale a alternativa correta.
Segundo Carvalho (2001; 2003; 2006), a noção hegemônica de qualidade de vida frequentemente se restringe a uma perspectiva biomédica de “equilíbrio biológico” e “performance física”, ignorando as dimensões sociopolíticas da saúde. Em um IF, um professor de Educação Física, inspirado na abordagem crítico-superadora por Soares et al. (1992) e na perspectiva de Carvalho, propõe um projeto interdisciplinar sobre qualidade de vida para o Ensino Médio Integrado. O projeto inclui as seguintes ações:

Discussão sobre os determinantes sociais da saúde (como acesso à moradia, saneamento, trabalho digno); Análise crítica da indústria do fitness e de seus padrões corporais excludentes; Vivências de práticas corporais populares (como danças e jogos).


Ao considerar a centralidade das relações sociais, das condições de vida e das mediações culturais no conceito ampliado de saúde, o professor busca evitar soluções tecnicistas que desconsiderem as determinações sociais do processo saúde-doença. Com base em Carvalho e nos princípios da Educação Física Crítico-Superadora, analise as assertivas abaixo:


I. O projeto se justifica no contexto do Ensino Técnico Integrado porque contribui para a superação da dualidade entre formação humana e profissional, vinculando a discussão sobre saúde e cidadania à formação integral do futuro trabalhador.


II. A inclusão de temas como saneamento básico no projeto amplia a compreensão crítica da saúde, articulando o corpo e os direitos sociais ao território em que o indivíduo vive.


III. O uso de plataformas digitais e Inteligência Artificial na indústria fitness é um avanço tecnológico que beneficia tanto os clientes, com maior flexibilidade, quanto os profissionais, que passam a ter mais autonomia, o que se alinha à visão ampliada de qualidade de vida.


IV. A crítica à noção hegemônica de qualidade de vida por Carvalho se restringe a uma análise macroeconômica da saúde, não sendo aplicável para entender os desafios do professor de Educação Física, cuja condição de trabalho é um problema puramente individual.


Quais estão corretas?