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Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Não definido
No início do semestre letivo, um professor de Educação Física de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em um IF é informado pela coordenação pedagógica de que, entre os 35 estudantes da turma,3 possuem laudos indicando Transtorno do Espectro Autista (TEA). A presença de estudantes neurodivergentes evidencia a necessidade de uma prática pedagógica sensível às diferenças, especialmente no que tange às experiências sensoriais (Oliveira,2023). Nesse contexto, a Educação Física Inclusiva afirma-se como um campo potente para a educação dos sentidos (Piantino,2023), reconhecendo o corpo como sede da experiência estética, sensível e comunicativa. A cultura corporal torna-se mediação fundamental na constituição da subjetividade e no desenvolvimento da consciência crítica. A valorização da multissensorialidade, da expressão simbólica e da vivência estética é, assim, central para uma pedagogia verdadeiramente inclusiva, emancipadora e acolhedora. Considerando essas premissas, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os fundamentos da Educação Física inclusiva e da educação dos sentidos.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
No Curso Técnico Integrado em Química de um IF, a avaliação da aprendizagem é concebida como parte indissociável do processo de ensino, com caráter contínuo, formativo e qualitativo. Inspirada por esse princípio, uma professora de Educação Física decide reestruturar suas práticas avaliativas. Em vez de aplicar testes de desempenho motor ou fichas de observação comportamental, ela propõe práticas avaliativas com base em uma pedagogia crítica. Para isso, retoma discussões da obra “Metodologia do Ensino de Educação Física”, de Soares et al. (1992), com o objetivo de romper com os paradigmas tradicionais e superar a dissociação entre ensinar e avaliar. Considerando os pressupostos teórico-metodológicos da avaliação crítica nessa abordagem, assinale a alternativa correta.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
No debate sobre o trato pedagógico dos conteúdos de Recreação e Lazer nas aulas de Educação Física no Brasil, diferentes abordagens teóricas e metodológicas têm se manifestado ao longo da história da disciplina. Tais perspectivas variam desde visões funcionalistas, instrumentalistas e culturalistas — que entendem o lazer como um complemento ao trabalho, um meio de reprodução da força de trabalho e consumo cultural —, até visões mais críticas, que buscam analisar as determinações socioeconômicas, políticas e culturais que impactam o trabalho, o “tempo livre” e o lazer neste século. A partir desse contexto, e considerando as críticas marxistas ao lazer (Oliveira,2022) — segundo as quais o lazer deve ser compreendido como mediação historicamente determinada pelas relações sociais de produção e inseparável da centralidade do trabalho na formação humana —, analise as assertivas a seguir:
I. O principal papel da Educação Física é instrumentalizar os alunos com um repertório diversificado de atividades recreativas, como jogos e esportes, para que possam utilizá-las no seu “tempo livre”, promovendo saúde, socialização e bem-estar, em complemento às exigências do mercado de trabalho.
II. Uma perspectiva crítica do lazer na Educação Física entende que é fundamental historicizar o surgimento e a apropriação do tempo de lazer no capitalismo, evidenciando como ele se insere no contexto da produção e reprodução das relações sociais, e como as escolhas de lazer são frequentemente mediadas pelo consumo e pelo fetichismo da mercadoria.
III. O objetivo da Educação Física é conscientizar os alunos sobre a importância de escolhas individuais de lazer compatíveis com a preservação ambiental e a sustentabilidade, priorizando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como forma de reduzir o estresse cotidiano.
IV. Uma abordagem crítica do lazer na Educação Física problematiza a aparente coexistência entre fruição e precarização do tempo, evidenciando que, longe de um paradoxo, essa contradição expressa o agravamento das desigualdades sociais e a limitação real do acesso à cultura como direito.
Quais estão corretas?
I. O principal papel da Educação Física é instrumentalizar os alunos com um repertório diversificado de atividades recreativas, como jogos e esportes, para que possam utilizá-las no seu “tempo livre”, promovendo saúde, socialização e bem-estar, em complemento às exigências do mercado de trabalho.
II. Uma perspectiva crítica do lazer na Educação Física entende que é fundamental historicizar o surgimento e a apropriação do tempo de lazer no capitalismo, evidenciando como ele se insere no contexto da produção e reprodução das relações sociais, e como as escolhas de lazer são frequentemente mediadas pelo consumo e pelo fetichismo da mercadoria.
III. O objetivo da Educação Física é conscientizar os alunos sobre a importância de escolhas individuais de lazer compatíveis com a preservação ambiental e a sustentabilidade, priorizando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como forma de reduzir o estresse cotidiano.
IV. Uma abordagem crítica do lazer na Educação Física problematiza a aparente coexistência entre fruição e precarização do tempo, evidenciando que, longe de um paradoxo, essa contradição expressa o agravamento das desigualdades sociais e a limitação real do acesso à cultura como direito.
Quais estão corretas?
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Não definido
No posfácio da nova nova edição da obra “A Educação Física cuida do corpo... e mente”, Medina Hungaro analisa o impacto dessa obra na trajetória teórico-metodológica da Educação Física brasileira. O autor introduz o conceito de “intenção de ruptura” para designar um projeto crítico, de base marxista, que emergiu nos anos 1980 com o objetivo de romper com a lógica histórica da área como instrumento de disciplinamento e adaptação aos interesses do capital. Tal projeto, ainda, confrontava o que Filho (2019) denominou de “Movimento de Renovação Conservadora”. No entanto, segundo Hungaro (2013), essa inflexão crítica não se consolidou de forma estrutural, sendo sucedida, nos anos 1990, por outras influências teóricas. Com base nessa análise, analise as assertivas abaixo:
I. A chamada “intenção de ruptura”, originada no seio da crítica marxista, orientou-se pela defesa de uma prática pedagógica emancipadora que compreendesse o corpo e a cultura corporal em sua totalidade histórico-social.
II. A cientificização da Educação Física durante o regime militar representou um avanço metodológico com caráter de renovação conservadora, pois introduziu o rigor técnico e a pesquisa acadêmica como elementos centrais da formação docente.
III. O movimento pós-crítico dos anos 1990 contribuiu para aprofundar a crítica ao biologicismo da Educação Física, reforçando a centralidade da totalidade, da alienação e da luta de classes como categorias explicativas da realidade.
IV. Embora tenha promovido um deslocamento teórico importante nos anos 1980, o movimento crítico-marxista na Educação Física não conseguiu estruturar um projeto pedagógico hegemônico, abrindo espaço, nas décadas seguintes, para abordagens centradas na denominada “agenda pós-moderna”.
Quais estão corretas?
I. A chamada “intenção de ruptura”, originada no seio da crítica marxista, orientou-se pela defesa de uma prática pedagógica emancipadora que compreendesse o corpo e a cultura corporal em sua totalidade histórico-social.
II. A cientificização da Educação Física durante o regime militar representou um avanço metodológico com caráter de renovação conservadora, pois introduziu o rigor técnico e a pesquisa acadêmica como elementos centrais da formação docente.
III. O movimento pós-crítico dos anos 1990 contribuiu para aprofundar a crítica ao biologicismo da Educação Física, reforçando a centralidade da totalidade, da alienação e da luta de classes como categorias explicativas da realidade.
IV. Embora tenha promovido um deslocamento teórico importante nos anos 1980, o movimento crítico-marxista na Educação Física não conseguiu estruturar um projeto pedagógico hegemônico, abrindo espaço, nas décadas seguintes, para abordagens centradas na denominada “agenda pós-moderna”.
Quais estão corretas?
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Educação Física
A equipe feminina de Rugby Sevens do Campus Salgueiro foi selecionada para representar o IFSertão em uma competição regional. No primeiro jogo da fase classificatória, enfrentaria uma equipe adversária caracterizada por uma linha de ataque rápida e evasiva, especializada em explorar áreas de contato para criar superioridade numérica. Diante desse cenário, o professor/técnico decide ajustar a linha defensiva, instruindo sua equipe a aplicar uma pressão coordenada em linha alta, com o objetivo de reduzir o tempo e o espaço de ação do adversário, provocar erros de manuseio da bola (como knock-ons) e impedir avanços significativos. Considerando esse contexto tático e as funções específicas no Rugby Sevens, especialmente dos jogadores hooker (#2) e fly-half (#10), assinale a alternativa que melhor representa suas responsabilidades defensivas nesse sistema.