Filtrar


Questões por página:
A aplicação de enzimas no processo de vinificação representa uma importante ferramenta biotecnológica na indústria enológica, contribuindo para a clarificação do mosto, liberação de compostos aromáticos, aumento de rendimento e melhora das propriedades sensoriais do produto final. No entanto, algumas enzimas utilizadas amplamente em outros setores biotecnológicos não têm aplicação direta ou relevante na elaboração de vinhos. Assinale a alternativa que apresenta uma enzima que NÃO está associada ao processo biotecnológico de produção do vinho na enologia.
Analise o trecho abaixo do poema “A fonte de sangue”, de Charles Baudelaire, que fala sobre as relações amorosas e o vinho:

“Tenho a impressão de que meu sangue em onda escorre, Rítmico soluçar de nascente que morre. Ouço-o bem a escorrer num murmúrio de vaga, Mas eu tateio em vão à procura da chaga.

Através da cidade, e pelas estacadas, Faz as ilhas nascer por todas as calçadas, Desalterando a sede a cada criatura O seu fluxo que sempre o universo púrpura.

Muitas vezes pedi a vinhos de prazer Adormecerem só um dia o horror que mina; O vinho aguça o olhar e torna a audição fina!

Eu procurei no amor um sono de esquecer; E é-me somente o amor um colchão de punhais Em que eu dou de beber às amadas fatais!”

Sobre os processos associados à enologia, assinale a alternativa INCORRETA.
A maioria dos materiais infecciosos, como pus, escarro e urina, contém diversos tipos de bactérias da mesma forma que amostras de solo, água ou alimento. Quando esses materiais são semeados na superfície de um meio sólido, as colônias formam cópias exatas do organismo original. Uma colônia visível teoricamente vem de um único esporo ou célula vegetativa, ou de um grupo dos mesmos microrganismos ligados uns aos outros em agregados ou cadeias. As estimativas são de que apenas cerca de 1% das bactérias nos ecossistemas produzem colônias por métodos de cultura convencionais. As colônias microbianas frequentemente têm uma aparência distinta, o que permite diferenciar um microrganismo do outro. Na atualidade, existem diferentes ensaios disponíveis comercialmente para o diagnóstico de infecções bacterianas. Sobre esses ensaios, assinale a alternativa INCORRETA.
O uso de marcadores moleculares é uma ferramenta fundamental na genética moderna, auxiliando em estudos de diversidade genética, melhoramento de plantas, diagnóstico genético e conservação de espécies. A escolha do marcador apropriado depende de múltiplos fatores, como o organismo estudado, a quantidade de DNA disponível, os objetivos da análise e as limitações técnicas e financeiras. Considerando os princípios que regem o uso e a interpretação de marcadores moleculares em estudos genéticos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A escolha do marcador mais apropriado vai depender das questões biológicas relacionadas ao organismo alvo, quantidade de DNA disponível, considerações de custos, equipamentos disponíveis, objetivo da análise, entre outros fatores.
( ) Qualquer mudança no número de repetições das sequências de microssatélite gera um polimorfismo contendo diferentes números de elementos simples repetidos.
( ) Genes alelos ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e determinam características diferentes, mantendo a variabilidade genética.
( ) Os cromossomos homólogos guardam baixa similaridade entre si, mas, em determinadas regiões do cromossomo, pode haver variabilidade na sequência do DNA.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Visualizar Questão Comentada
Marcadores moleculares são sequências de DNA que apresentam polimorfismos entre indivíduos geneticamente relacionados. Esses marcadores foram responsáveis pelo desenvolvimento dos primeiros mapas genéticos de muitas espécies que cultivamos, além da descoberta de genes e de inúmeros estudos de diversidade genética. Além disso, eles são amplamente utilizados para estudo populacional, mapeamento e análises de similaridade, filogenia, diagnósticos de doenças genéticas, testes de paternidade, entre outras tantas aplicações. O desenvolvimento de marcadores moleculares para a detecção de polimorfismos de DNA tem revolucionado a genética molecular. Considerando a ampla caracterização dos marcadores genéticos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os marcadores genéticos às suas definições.

Coluna 1

1. SSR. 2. SNP. 3. RFLP. 4. AFLP.

Coluna 2

( ) Podem ser causados por mudanças de pares de bases, rearranjo de DNA, inserção e/ou deleção ou diversidade natural na sequência de nucleotídeos entre ou dentro de populações.
( ) Constituem um dos mais recentes marcadores de DNA e combinam a digestão enzimática com amplificação seletiva por PCR (semelhante ao RAPD).
( ) Consistem em pequenas sequências com 1 a 6 nucleotídeos de comprimento, repetidas em tandem.
( ) Variação em um único par de bases do nosso cromossomo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: