Questões de Concurso
Filtrar
452.634 Questões de concurso encontradas
Página 87 de 90.527
Questões por página:

( ) A remoção dos íntrons do pré-mRNA ocorre por meio de duas reações de transesterificação catalisadas por moléculas de RNA (snRNA) e não por proteínas, tornando o splicing uma das raras reações enzimáticas em que o próprio RNA atua como catalisador.
( ) Apesar da variabilidade nas sequências consenso que definem os limites entre éxons e íntrons, a célula é capaz de identificar corretamente os locais de splicing com base exclusivamente nessas sequências, sem a necessidade de proteínas auxiliares ou outras estratégias regulatórias.
( ) A função evolutiva do splicing alternativo ainda é considerada limitada, uma vez que combinações distintas de éxons a partir de um mesmo gene geralmente não resultam em variações significativas na função das proteínas produzidas.
( ) A precisão do splicing é favorecida por dois mecanismos principais: (I) a coordenação espacial e temporal (acoplamento) entre transcrição e splicing e (II) a definição de éxons baseada em sua uniformidade de tamanho e na marcação por proteínas SR, que recrutam os snRNAs U1 e U2.
( ) A marcação dos limites entre éxons e íntrons, a montagem do spliceossomo e a remoção dos íntrons ocorrem de forma cotranscricional e linear, seguindo a ordem em que os íntrons surgem durante a síntese do pré-mRNA. Desse modo, cada íntron é removido assim que transcrito de forma linear, permitindo uma maior precisão regulatória no processamento do transcrito.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Leia o poema “A Árvore da Serra” (1912), de Augusto dos Anjos:
A Árvore da Serra
— As árvores, meu filho, não têm alma!
E esta árvore me serve de empecilho...
É preciso cortá-la, pois, meu filho,
Para que eu tenha uma velhice calma!
— Meu pai, por que sua ira não se acalma?!
Não vê que em tudo existe o mesmo brilho?!
Deus pôs almas nos cedros… no junquilho…
Esta árvore, meu pai, possui minh'alma!...
— Disse — e ajoelhou-se, numa rogativa:
“Não mate a árvore, pai, para que eu viva!”
E quando a árvore, olhando a pátria serra,
Caiu aos golpes do machado bronco,
O moço triste se abraçou com o tronco
E nunca mais se levantou da terra.
A partir do poema, pode-se evocar a simbologia da árvore como elemento vital para o equilíbrio dos ecossistemas. Considerando os impactos ambientais associados à retirada inadequada de árvores em áreas de mananciais e serras, assinale a alternativa INCORRETA.

Relacione os nós numerados da filogenia acima aos respectivos eventos evolutivos listados abaixo.
( ) Origem da mandíbula articulada, característica que define os gnatostomados e um esqueleto mineralizado.
( ) Aquisição de nadadeiras lobadas com ossos internos em forma de bastão, característica de sarcopterígios.
( ) Surgimento do ovo amniota, permitindo maior independência do meio aquático para a reprodução.
( ) Aparecimento de crânio e vértebras envolvendo parcialmente a notocorda.
( ) Desenvolvimento de pulmões funcionais e membros com dígitos — origem dos tetrápodes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Tanto em procariontes quanto em eucariontes, a replicação do DNA é semiconservativa e iniciada por primers de RNA sintetizados por uma primase (RNA polimerase), que são posteriormente removidos e substituídos por DNA.
( ) Enquanto os procariontes possuem uma única origem de replicação por cromossomo circular, os eucariontes apresentam múltiplas origens de replicação ao longo de seus cromossomos lineares.
( ) A enzima helicase atua separando as fitas de DNA em ambas as células, e a topoisomerase atua removendo a supertorção; porém, essas enzimas são exclusivas de procariontes, dada a estrutura circular do seu DNA.
( ) Em procariontes, a replicação na dupla hélice ocorre de forma contínua e bidirecional ao redor do cromossomo circular; já em eucariontes, há síntese contínua na fita principal e descontínua na fita molde oposta, gerando os fragmentos de Okazaki.
( ) Apenas os eucariontes requerem a ação da telomerase, que impede a perda de informações genômicas após cada rodada de replicação do DNA, pois os cromossomos lineares apresentam extremidades que não podem ser totalmente replicadas pela DNA polimerase.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: