Filtrar


Questões por página:
Sobre a instrumentalidade no Serviço Social, analise as afirmativas a seguir e assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO:

“A instrumentalidade no Serviço Social não se reduz a um conjunto de técnicas; ela está imbricada nos referenciais teóricos, éticos e políticos que orientam a profissão, permitindo uma prática reflexiva que media as demandas sociais e as condições estruturais da sociedade capitalista.” (IAMAMOTO, Marilda Villela.
O Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez,2007, p.135, adaptado)
( ) A instrumentalidade restringe-se ao uso exclusivo de técnicas e procedimentos práticos no cotidiano profissional.
( ) Está fundamentada nos referenciais teóricos, éticos e políticos que orientam o projeto crítico da profissão.
( )Constitui um espaço de mediação entre as demandas concretas dos sujeitos e as condições estruturais da sociedade capitalista.
( ) Dispensa o compromisso ético-político de defesa dos direitos sociais e humanos, pois trata-se apenas de um recurso técnico.

A sequência CORRETA É:
O trecho da canção "A arte de viver da fé", da banda Os Paralamas do Sucesso (1986), expressa um sentimento coletivo de desalento e insegurança frente à realidade social brasileira:

“A esperança não vem do mar, Nem das antenas de TV. A arte de viver da fé, Só não se sabe fé em quê.”

A partir da análise do fragmento acima e considerando a noção de naturalização da questão social, assinale a alternativa CORRETA:
A política social, no contexto do capitalismo brasileiro, revela contradições estruturais que desafiam a efetivação dos direitos sociais.
Considerando uma leitura crítica fundamentada nos princípios do projeto ético-político do Serviço Social, assinale a alternativa CORRETA:
Com base no Art.5º da Portaria GM/MS nº 1.526, de 11 de outubro de 2023, que institui Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD), são diretrizes que regem a PNAISPD:

I. Oferta do cuidado integral à pessoa com deficiência sob a perspectiva interseccional em saúde, com foco na funcionalidade, sob a lógica das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e de base territorial;

II. Desenvolvimento de ações intersetoriais visando a promoção dos direitos humanos, a inclusão social e o pleno exercício da cidadania.

III. Promoção da acessibilidade em suas diferentes dimensões.

IV. Estímulo à autonomia da pessoa com deficiência.

V. Enfrentamento ao capacitismo e às distintas formas de violência.

VI. Gestão interfederativa das ações de saúde voltadas à pessoa com deficiência.


Estão CORRETOS:
De acordo coma Portaria GM/MS nº 230, de 7 de março de 2023 – Institui o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde, analise os conceitos, entre outros, e assinale a alternativa INCORRETA: