Questões de Concurso
Filtrar
444.396 Questões de concurso encontradas
Página 850 de 88.880
Questões por página:
Observe o diálogo entre dois intérpretes de Libras sobre a melhor forma de traduzir algumas expressões para garantir maior clareza na comunicação.
A. Como podemos sinalizar corretamente “colocar um bolo no forno”, para que a ação fique clara?
B. Esse é um exemplo de verbo classificador. Para sinalizar, utilizamos uma configuração de mão específica para representar o bolo e outra para mostrar a ação de colocá-lo no forno.
De acordo com o diálogo acima, COLOCAR-BOLO-NO-FORNO é um exemplo de verbo classificador porque
Em Libras, os pronomes demonstrativos e os advérbios de lugar possuem o mesmo sinal, sendo diferenciados apenas pelo contexto e pela expressão facial. Eles indicam proximidade em relação ao emissor, ao receptor ou a um terceiro ponto distante.
Assinale a afirmativa que apresenta como deve ser feita a diferenciação correta entre AQUI, AÍ e LÁ em Libras.
Beatriz, uma jovem surda em situação de vulnerabilidade social, procurou o serviço de assistência social para solicitar um benefício. Ela foi acompanhada por um Intérprete de Libras para garantir uma comunicação eficaz. A assistente social fez algumas perguntas para entender melhor a situação de Beatriz e, através da versão voz feita pelo intérprete, informou que Beatriz:
• Mora com 3 familiares;
• Está desempregada a 8 meses;
• Recebeu ajuda alimentar 2 vezes no último mês; e
• Está na 5ª posição da lista de espera para um curso gratuito de qualificação profissional.
Assinale a alternativa que expressa de forma correta a diferenciação entre os números cardinais, ordinais e quantitativos em Libras, dentro da sequência do contexto apresentado.
Mariana, assistente social, atendeu um jovem surdo, usuário da Libras, que buscava informações sobre um benefício social. Mariana acionou a central de intérpretes do serviço social para que pudesse efetivar o diálogo com a intermediação do profissional.
Ao iniciar o diálogo o jovem surdo informou que:
“ANTEONTEM EU IR SERVIÇO SOCIAL E NÃO SABER INTÉRPRETE TER.” e expressando contentamento perguntou ao intérprete: “HOJE VOCÊ AJUDAR EU?” O intérprete afirmou que sim e ao final do diálogo, o jovem surdo confirma com a assistente social: “EU RECEBER DOCUMENTO AMANHÃ?”
Observando a estrutura da transcrição em Libras das frases sinalizadas pelo jovem surdo, na introdução acima, assinale a alternativa que explica como os advérbios de tempo estruturam as frases em Libras e garantem a clareza temporal da ação.