Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O substantivo coletivo “chusma” indica:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os substantivos coletivos indicam um conjunto de seres da mesma espécie ou coisas, como a palavra “burricada”, que designa um grupo de burros; ou “cardume”, que se refere a um grupo de peixes.
II. Os substantivos abstratos indicam sentimentos, sensações, emoções ou um estado, como tédio ou desejo, por exemplo.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os substantivos sobrecomuns compreendem os nomes de animais utilizados tanto para o gênero masculino, como feminino. São exemplos: baleia, foca e águia.

II. Os substantivos epicenos são os nomes que se referem às pessoas em ambos os sexos, como criança, testemunha e cônjuge.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. São exemplos de substantivos coletivos os seguintes: coro (conjunto, bando de pessoas que cantam juntas); elenco (de artistas de uma companhia, peça ou filme); junta (de credores, de médicos); pessoal (de uma fábrica, repartição pública ou escola); ronda (de policiais que percorrem as ruas velando pela ordem pública); turma (de estudantes, trabalhadores, médicos).
II. Um substantivo próprio é o que se aplica a um objeto ou a um conjunto de objetos, mas sempre coletivamente. Ou seja, ele se aplica a esse objeto ou a esse conjunto de objetos, considerando-os como indivíduos. Por isso cada “João”, cada “Isabel” e cada “Açores” é uma pessoa ou ilha considerada como indivíduo inconfundível para as demais pessoas.
III. Os substantivos concretos nomeiam pessoas, lugares, animais, vegetais, minerais e coisas. Os substantivos abstratos, por outro lado, designam o estado (beijo, trabalho, saída, cansaço) e as ações (prazer, beleza), considerados fora dos seres, sem existência no plano das ideias.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Forma-se o plural dos substantivos com o acréscimo do morfema pluralizador (desinência do plural) -S, quando terminados explicitamente por vogal ou ditongo oral. Por exemplo: livro / livros; lei / leis; cajá / cajás.
II. Quanto à função sintática, o substantivo exerce por excelência a função de sujeito (ou seu núcleo) da oração e, no domínio da constituição do predicado, as funções de objeto direto, complemento relativo, objeto indireto, predicativo, adjunto adnominal e adjunto adverbial.

Marque a alternativa CORRETA: