Filtrar


Questões por página:
A relação entre a medida de uma feição no terreno e em um desenho é definida pela escala. Um técnico necessita representar uma feição que medida no terreno tem 500 m de comprimento. Assim, em uma carta com escala de 1:10.000, qual será o tamanho correspondente no desenho?
O modelo plano considera a porção da Terra em estudo como sendo plana, isto é, válido dentro de certos limites, facilitando os cálculos topográficos. A NBR 13.133 (Execução de Levantamento Topográfico) apresenta as características do sistema de projeção no plano topográfico. Diante do exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O plano de projeção tem sua dimensão máxima limitada a 20 km a partir da origem.
II. A localização planimétrica dos pontos medidos no terreno e projetados no plano de projeção ocorre por intermédio de um sistema de coordenadas cartesianas, cuja origem coincide com a do levantamento topográfico.
III. O eixo das abscissas é a referência azimutal, que, dependendo das particularidades do levantamento, pode estar orientado para o norte geográfico.
IV. A superfície de projeção é um plano normal a vertical do lugar no ponto da superfície terrestre considerado como origem do levantamento, sendo seu referencial altimétrico o referido Datum vertical brasileiro.
V. O sistema de coordenadas cartesianas para representação pode ser caracterizado pelo Eixo Z, materializado pela vertical do lugar, Eixo Y, definido pela meridiana ou por uma direção notável do terreno como o alinhamento de uma rua, e Eixo X, o qual completa o sistema dextrógiro, formando 90° na direção leste.
VI. As projetantes são ortogonais à superfície de projeção, com isso o centro de projeção está localizado no infinito.
A carta topográfica é elaborada a partir de levantamentos aerofotogramétrico e geodésico original, ou a partir de outras cartas topográficas em escalas maiores. A respeito das cartas topográficas, é correto afirmar que a carta com escala de 1:250.000.
O Sistema Universal de Mercator (UTM), que obteve suas especificações finais em 1962 em Bonn, Alemanha, possui articulação das folhas na escala de 1:1.000.000 até a escala de 1:25.000. Nesse contexto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O sistema UTM é dividido em 60 fusos, onde cada fuso se estende por 6° de longitude.
II. O sistema UTM é empregado entre as latitudes 80°N e 80°S.
III. O quadriculado UTM está associado ao sistema de coordenadas plano retangulares, tal que um eixo coincide com a projeção do Meridiano Central do fuso (eixo N apontando para Norte) e o outro eixo, com o do Equador.
IV. É o mais indicado para o mapeamento topográfico à grande escala e é o Sistema de Projeção adotado para o Mapeamento Sistemático Brasileiro.
V. A cada fuso é associado um sistema cartesiano métrico de referência, atribuindo à origem do sistema as coordenadas 500.000 m, ao longo do Equador, e 10.000.000 m ou 0 (zero) m, ao longo do meridiano central, para os hemisférios Sul e Norte, respectivamente.
VI. Os fusos não podem ser prolongados sobre os adjacentes para não criar superposição de feições, gerando duplicações das mesmas.

No planejamento urbano, de rede de esgoto, de água pluvial, de estradas, entre outros, a determinação da cota ou altitude de um ponto é uma atividade fundamental nos projetos de engenharia. O emprego de métodos, que possibilitem a determinação do desnível entre pontos, proporciona a determinação das altitudes ou cotas. Dessa forma, em qual método existe a vantagem da minimização de erros causados pela curvatura terrestre, colimação do nível e refração atmosférica?