Filtrar


Questões por página:
Durante uma consulta de rotina, um paciente relata que vem experimentando dor em membros inferiores ao caminhar por longas distâncias, além de apresentar sensação de formigamento e fraqueza nas pernas. Ele também menciona histórico familiar de doença cardiovascular.
Considerando esses sintomas, qual condição cardiometabólica seria mais apropriada para investigação adicional?
Um paciente de 72 anos, com histórico de hipertensão e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apresenta-se ao pronto-socorro com queixa de dor torácica, fadiga e sensação de palpitações. Ao exame físico, a pressão arterial é de 130/80 mmHg, a frequência cardíaca é de 120 bpm e irregular, e a frequência respiratória é de 24 ipm. A ausculta cardíaca revela um ritmo cardíaco irregularmente irregular e um sopro diastólico no foco aórtico. O exame pulmonar é significativo para sibilos difusos.
Qual é o diagnóstico mais provável?
Qual das seguintes afirmações é VERDADEIRA sobre a endocardite infecciosa?
Um paciente apresenta dispnéia progressiva, edema de membros inferiores e hepatomegalia. Durante a avaliação, é identificada uma sobrecarga de pressão no ventrículo direito do coração.
Qual das seguintes condições está mais fortemente associada a esses achados clínicos?
Sobre a relação entre cardiopatia e gravidez, avalie as afirmações abaixo:
I. Mulheres com cardiopatia congênita podem ter um aumento no risco de complicações durante a gravidez devido à sobrecarga hemodinâmica adicional.
II. Mulheres com cardiopatia adquirida, como valvulopatias, geralmente não enfrentam riscos aumentados durante a gravidez, desde que a função cardíaca seja preservada.
III. Mulheres com cardiomiopatia hipertrófica têm um risco aumentado de complicações durante a gravidez devido ao aumento da demanda cardíaca e ao risco de arritmias.
IV. As mulheres com síndrome de Marfan são aconselhadas a evitar a gravidez devido ao risco de dissecção aórtica durante o período gestacional.
Quais das afirmações acima são VERDADEIRAS?