Filtrar


Questões por página:
A respeito do ciclo hidrológico e de seus componentes, assinale a opção correta.
Em determinada região, será construído um poço tubular. Por demandas do projetista, será necessário estimar a vazão de extração de água subterrânea antes da construção do poço. Para tanto, deve-se utilizar a equação dada pela Lei de Darcy (Q = K × A × i), que expressa a vazão (Q) que um aquífero poroso pode fornecer a partir do conhecimento da área (A) que o fluxo atravessa, do gradiente hidráulico (i) e da condutividade hidráulica (K).

Considerando a situação hipotética precedente e que 1 m3 corresponde a 1.000 litros, assinale a opção que indica a vazão estimada para o poço em apreço, se K = 0,0005 m/s, A = 30,0 m2, ΔH = 20 m e L = 5 m.
Em algumas áreas rurais, o sistema de abastecimento de água pode ser composto por uma rede de poços tubulares profundos. Dessa forma, as propriedades dos solos e das rochas, como a sua porosidade e a sua permeabilidade, têm influência na definição do potencial daquela região de vir a ter poços com baixas ou altas vazões. No que concerne à porosidade e à permeabilidade dos solos e das rochas, assinale a opção correta.
A interação química entre o vapor de água e o dióxido de carbono presentes na atmosfera pode resultar na formação do ácido carbônico. Esse ácido é um importante agente do intemperismo químico, pois, ao interagir com solos e rochas presentes na bacia hidrográfica, influencia a quantidade de íons que alcançam os cursos d’água. Nesse sentido, é correto afirmar que o ácido carbônico é
Dois técnicos estão participando do processo de seleção de uma bacia hidrográfica na qual será instalada uma nova captação de água, e eles devem escolher uma dentre 5 opções de bacias. Eles sabem que todas as opções se igualam no que se refere a área da bacia; percentual de área impermeabilizada; tipos de rochas; cobertura vegetal; tipos de uso; ocupação; e média de precipitação. Assim, eles decidem utilizar o potencial de infiltração como critério de escolha, baseando-se nas características gerais dos solos das bacias. Os solos das cinco bacias apresentam as seguintes características:

• bacia hidrográfica 1 – 30% de solo arenoso,30% de solo argiloso e 40% de solo siltoso;
• bacia hidrográfica 2 – 20% de solo arenoso,50% de solo argiloso e 30% de solo siltoso;
• bacia hidrográfica 3 – 30% de solo arenoso,10% de solo argiloso e 60% de solo siltoso;
• bacia hidrográfica 4 – 50% de solo arenoso,25% de solo argiloso e 25% de solo siltoso;
• bacia hidrográfica 5 – 40% de solo arenoso,20% de solo argiloso e 40% de solo siltoso.

Na situação hipotética precedente, uma vez que o critério de escolha dos técnicos é o potencial de infiltração do solo, eles deverão selecionar a bacia hidrográfica