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No que se refere às línguas estrangeiras, os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da _______________ e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o ___________, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Devem garantir a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.

( ) Não se podem utilizar registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.).

( ) Tem como objetivo de seleção, promoção ou classificação.

( ) Devem garantir a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental).


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Assinale a alternativa em que há um componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa, de acordo com critério estabelecido em lei.
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, as pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais requerem fundamentação nos seguintes princípios:
I. A preservação da dignidade humana. II. A busca da identidade. III. O exercício da cidadania.
Quais estão corretas?
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Consideram-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem, EXCETO: