Filtrar


Questões por página:
A respeito dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, avalie as afirmativas a seguir:

I- O Serviço Social emerge como profissão no contexto em que a questão social torna-se alvo da intervenção do Estado, por meio das políticas sociais públicas.
II- Em sua gênese, a profissão não assumiu caráter de apostolado fundado em uma abordagem da questão social como problema moral e religioso.
III- Com a influência do serviço social estadunidense, de matriz positivista, em meados da década de 1940, a profissão uniu a base humanista cristã/ neotomista com a tecnificação balizada na teoria social positivista.

É correto o que se afirma em:
As transformações contemporâneas incidem no mundo do trabalho e provocam redefinições profundas no Estado e nas Políticas Sociais. Sob a égide do neoliberalismo, no contexto da crise estrutural do capital, observa-se a ampliação:
As dimensões do Serviço Social são construções sociais, acionadas no exercício profissional. Tais dimensões encontram-se articuladas, constituindo-se uma unidade na diversidade. A dimensão que capacita as(os) assistentes sociais a operar a passagem das características singulares de uma situação que se manifesta no cotidiano profissional para uma interpretação à luz da universalidade, da teoria e do retorno a elas, refere-se a:
O Serviço Social constitui-se uma especialização do trabalho coletivo inserido na divisão social e técnica do trabalho e partícipe do processo de produção e reprodução social. Sobre a relação entre a categoria trabalho e o Serviço Social, assinale a alternativa CORRETA:
Conforme Raichelis (2018), a reestruturação produtiva do capital resulta em diferentes formas de precarização do trabalho que atingem o mercado de trabalho dos assistentes sociais e revelam o surgimento de uma nova morfologia do trabalho. Dentre as expressões da nova morfologia do trabalho, destacam-se, EXCETO: