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Com base na Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Lei n° 13.146/2015, art.3°, uma lupa manual que permite o posicionamento adequado para o uso eficiente da visão e um sintetizador de voz que possibilita a leitura de um texto são exemplos, respectivamente, de
Embora o tamanho da fonte e o tipo do lápis ou caneta não sejam parâmetros fixos para os alunos com baixa visão, por conta das especificidades de cada um, Lima (2018) indica que um determinado tamanho de fonte e tipos de lápis e canetas atendem às necessidades visuais da maioria de alunos com baixa visão.

Assinale a alternativa que menciona, correta e respectivamente, o tamanho de fonte e o tipo de lápis ou caneta que atendem à maioria dos alunos com baixa visão, segundo a sugestão da autora.
Lima (2018) traz exemplos de recursos ópticos eletrônicos e recursos tecnológicos.

Assinale a alternativa que exemplifica um recurso eletrônico para alunos com deficiência visual, com base na autora.
De acordo com Sampaio at al (2010), a iluminação natural é a preferida para a maioria dos alunos com baixa visão, no entanto, em determinados momentos, é necessária uma iluminação controlada. Nesse sentido, é importante considerar que existem alguns tipos de lâmpadas que, por emitirem uma luz de tonalidade azul, oferecem menor contraste e aumentam o ofuscamento, embora não gerem calor, por isso não são adequadas para aqueles que necessitam de alto contraste.

Essa descrição refere-se às lâmpadas
Segundo Sampaio et al (2010), um auxílio não óptico para alunos com baixa visão cuja função é diminuir a luz refletida sobre o papel branco (que pode levar ao ofuscamento), aumentar o contraste da linha a ser lida com o fundo e facilitar a localização e o seguimento é