Questões da prova:
        CESGRANRIO - 2010 - Petrobras - Administrador Júnior
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  70 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 7 de 14                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Petrobras
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Gestão de Pessoas                    
                  
                  
                
              
            
      Os estilos de liderança consistem nas atitudes de um líder  frente a seus seguidores. Diversos autores apontam três  formas de liderança: autocrática, democrática e laissez-faire.  
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I - Um supervisor que está preocupado exclusivamente com a produção e os prazos de entrega, desconsidera as opiniões de seus seguidores e centraliza as decisões da organização é um líder autocrático.
II - Um gerente que deixa todas as decisões nas mãos dos seguidores e cobra apenas os resultados pode ser classificado como um líder democrático.
III - É característica da liderança laissez-faire a participação de seguidores no processo de tomada de decisão e a definição compartilhada de objetivos e estratégias.
Está correto APENAS o que se afirma em
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I - Um supervisor que está preocupado exclusivamente com a produção e os prazos de entrega, desconsidera as opiniões de seus seguidores e centraliza as decisões da organização é um líder autocrático.
II - Um gerente que deixa todas as decisões nas mãos dos seguidores e cobra apenas os resultados pode ser classificado como um líder democrático.
III - É característica da liderança laissez-faire a participação de seguidores no processo de tomada de decisão e a definição compartilhada de objetivos e estratégias.
Está correto APENAS o que se afirma em
                Concurso:
                Petrobras
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Administração Geral                    
                  
                  
                
              
            
      O planejamento estratégico deve levar em conta o grupo  estratégico ao qual a empresa pertence, tornando as análises mais fáceis e mais úteis.  
PORQUE
As empresas que pertencem a um mesmo grupo estratégico, ocupam posições diferentes no mercado, oferecem bens diferentes para um conjunto de clientes também diferentes, de forma que a sua participação no grupo define parcialmente as características essenciais da estratégia da empresa.
A esse respeito, conclui-se que
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      PORQUE
As empresas que pertencem a um mesmo grupo estratégico, ocupam posições diferentes no mercado, oferecem bens diferentes para um conjunto de clientes também diferentes, de forma que a sua participação no grupo define parcialmente as características essenciais da estratégia da empresa.
A esse respeito, conclui-se que
                Concurso:
                Petrobras
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Administração Geral                    
                  
                  
                
              
            
      O conselho diretor de um conglomerado industrial decidiu  ampliar os investimentos em uma unidade estratégica de  negócios, cuja participação relativa de mercado e a taxa  de crescimento são altas. Essa decisão deveu-se ao fato  de a unidade ser lucrativa, porém consumir um investimento razoável para competir com muitos concorrentes  que são atraídos para um mercado que cresce rápido.  Segundo a matriz BCG, essa unidade é classificada pela  expressão 
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                Concurso:
                Petrobras
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Administração Geral                    
                  
                  
                
              
            
      Os executivos de uma empresa de mineração decidiram  ampliar a atuação da organização para outros negócios.  Optaram por desenvolver a siderurgia por meio de alianças com empresas estrangeiras e a logística por contrato  de concessão de ferrovias e portos. Foi criada, também,  uma nova empresa dedicada à geração de energia por  usinas termelétricas.  
Conclui-se que o motivo para a estratégia de diversificação é
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Conclui-se que o motivo para a estratégia de diversificação é
                Concurso:
                Petrobras
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Administração Geral                    
                  
                  
                
              
            
      O proprietário de um restaurante especializado em comida japonesa, com apenas 15 mesas, localizado no centro  comercial da capital, resolveu modificar sua estratégia de  atuação. Visava a ganhos totais mais elevados a partir da  redução da equipe de atendimento e redução do preço  final aos consumidores interessados nesse tipo de comida. Para tal, optou por adotar o formato self service, com  venda por quilo no horário do almoço.  
O caso descrito envolve a adoção de uma estratégia genérica de
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      O caso descrito envolve a adoção de uma estratégia genérica de
