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A comunicação parece ser aparentemente um processo muito simples, porque as pessoas se comunicam entre si sem fazer qualquer esforço ou sequer tomar consciência disso. Na realidade, a comunicação é um processo complexo, e as possibilidades de enviar ou receber mensagens de maneira errada ou distorcida são numerosas. Os seis elementos fundamentais no processo de comunicação são: Fonte; Transmissor; Canal; Receptor; Destino; Ruído. Assinale a alternativa que se refere ao processo de Fonte.
Os gestores estão sempre preocupados em planejar e implementar mudanças que melhorem o desempenho da organização, tornando-a mais competitiva em um quadro mundial de forte dinamismo, mudança e competição. O Desenvolvimento Organizacional é uma abordagem de mudança planejada cujo foco principal está em mudar as pessoas, a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Dentre as ações realizadas pela organização para alcançar o resultado esperado com a cultura do desenvolvimento organizacional, estão: Processos de solução de problemas; Processos de renovação; Administração participativa; Desenvolvimento de equipes e fortalecimento (empowerment) dos funcionários. Assinale a alternativa que se refere ao processo de Administração participativa.
Descentralização é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica. A descentralização supõe a existência de, pelo menos, duas pessoas, entre as quais se repartem as competências. Existe a descentralização política e a descentralização administrativa. Dentre as informações a seguir, a respeito da descentralização administrativa, assinale a alternativa incorreta.
Dentre as fontes do Direito Administrativo, inserem-se inúmeros tipos de atos normativos emanados da própria Administração Pública. Eles são expedidos, seja pelo Chefe do Poder Executivo, seja por órgãos da Administração direta, seja por entidades da Administração indireta. Todos esses atos normativos podem ser enquadrados na categoria de regulamento, em sentido amplo, embora o poder regulamentar, por excelência, incumba ao Chefe do Poder Executivo das três esferas de governo (art.84, IV, da Constituição Federal, repetido nas Constituições estaduais e leis orgânicas distritais e municipais). Mas existem outros tipos de atos normativos com caráter regulamentar, expedidos por órgãos ou entidades da Administração Pública, como as resoluções, portarias, instruções, circulares, regimentos, ordens de serviço, avisos, além de atos normativos do Legislativo e do Judiciário, praticados no exercício de função administrativa. Assinale a alternativa que não representa um tipo de ato normativo.
O comportamento das pessoas que trabalham no hospital é identificado sob a óptica humanística, superando a visão tecnicista resultante dos papéis limitados definidos para elas. Abaixo constam exemplos de aspectos importantes para o alcance dos objetivos e metas de qualquer instituição, principalmente na área hospitalar. Diante do exposto, assinale a alternativa que não representa esses aspectos sob a óptica humanista.