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        FGV - 2025 - SEED-PR - Professor - Anos Iniciais
      
      
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                         É preciso esclarecer que qualquer projeção sempre produz algum tipo de distorção em tamanhos, formas, posições e distâncias. Mas tais distorções seriam menores se em um mesmo atlas fosse utilizado sempre o mesmo tipo de escalas. Mas isso não sucede com os atlas tradicionais, baseados em Mercator, que chegam a utilizar de 20 a 50 escalas diferentes, o que impede a comparação dos mapas entre si. A projeção de Gerhard Mercator, construída com o objetivo de auxiliar a navegação, com os conhecimentos e a tecnologia disponíveis hoje em dia, pode ser considerada uma produção eurocêntrica, pois tanto a Europa quanto a América do Norte aparecem representadas com imagens maiores,  desproporcionais com relação a outros continentes e países política e economicamente menos poderosos. Isso também pode ser constatado quando, no cálculo das latitudes, utiliza-se o meridiano de Greenwich, ou Londres, como ponto de referência, o que é compreensível dado o poder britânico naqueles momentos e,  especialmente, sua política colonialista.   
 
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.91. Adaptado.
 
O exemplo cartográfico mencionado pelo trecho acima provoca a reflexão acerca de um modelo educacional que
    SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.91. Adaptado.
O exemplo cartográfico mencionado pelo trecho acima provoca a reflexão acerca de um modelo educacional que
     As opções abaixo exibem os processos formativos compreendidos como educação, de acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.9.394/1996), à exceção de uma. Assinale-a.   
         Jean Piaget (1896-1980) tornou-se um dos grandes expoentes das teorias psicológicas que embasam a corrente pedagógica que ficou conhecida como construtivismo. 
 
Assinale a opção que expressa uma abordagem construtivista no que tange à atuação docente.
    Assinale a opção que expressa uma abordagem construtivista no que tange à atuação docente.
     Espaços diferenciados nos quais a criança possa explorar pensamentos inteligentes através de diferentes linguagens,  praticando a música, o desenho a descoberta de palavras em outro idioma, as atividades que animem seu equilíbrio, a pontaria, a destreza e que explorem seu tato, paladar, olfato, percepção de cores e ainda outras linguagens.  
 
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.72.
 
O trecho em destaque indica condições favoráveis focadas no desenvolvimento de capacidades
    ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.72.
O trecho em destaque indica condições favoráveis focadas no desenvolvimento de capacidades
     Decora-se que uma loja, por exemplo, fica na Rua da Glória; conquistei uma “informação” que, dependendo das circunstâncias,  poderá ter um valor pessoal. Mas se vivi minha infância na Rua da Glória, em verdade aprendi-a e esse “conhecimento” sempre me ajudará quando descobrir outras ruas e, assim, comparando,  analisando, descrevendo e percebendo essas descobertas com a rua de minha infância.  
 
ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes,2008, p.158.
 
A partir da leitura do texto supracitado, depreende-se que
    ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes,2008, p.158.
A partir da leitura do texto supracitado, depreende-se que
