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        FGV - 2025 - SEED-PR - Professor - Anos Iniciais
      
      
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                         É fora de dúvida que a aprendizagem do aluno é, também,  suscitada pelos seus interesses e necessidades. Entretanto, quando ela se baseia apenas na experiência espontânea, os resultados são casuais, dispersos, não sistematizados. A escola deve fazer muito mais do que isso, pois sua função é introduzir os alunos no domínio dos conhecimentos sistematizados, habilidades e hábitos para que,  por meio deles, desenvolvam suas capacidades mentais.  
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017, p.143.
 
A partir do trecho supracitado depreende-se a necessidade de que
    LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017, p.143.
A partir do trecho supracitado depreende-se a necessidade de que
     A inteligibilidade é a capacidade de ter consciência do que se sabe,  do que se conhece, assim como do que se faz. Por vezes, vemos alguém consertar alguma coisa e, então, perguntamos: “Por que você agiu assim?” Ao que o outro responde: “A razão pela qual isso funciona desse modo eu não sei, mas sei que é assim.” Mecanicamente, sabe fazer alguma coisa, mas não sabe a razão pela qual é necessário agir dessa forma. Nesse caso, não há inteligibilidade na conduta.  
LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez,2021, p.110.
 
Nas situações da prática de ensino, há atividades escolares em que a noção de inteligibilidade, tal como definida pelo trecho acima, se aplica.
 
Assinale a opção que expressa corretamente uma dessas aplicações.
    LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez,2021, p.110.
Nas situações da prática de ensino, há atividades escolares em que a noção de inteligibilidade, tal como definida pelo trecho acima, se aplica.
Assinale a opção que expressa corretamente uma dessas aplicações.
     Sua forma mais típica é a conversação didática. Às vezes,  denomina-se, também, aula dialogada, mas a conversação é algo mais. Não consiste meramente em respostas dos alunos às perguntas do professor, em uma conversa “fechada” em que os alunos pensem e falem o que o professor já pensou e falou, como uma aula de catecismo. A conversação didática é “aberta” e o resultado que dela decorre supõe a contribuição conjunta do professor e dos alunos. 
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017, p.233 (adaptado).
 
O método didático acima descrito consiste em
    LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017, p.233 (adaptado).
O método didático acima descrito consiste em
O direito à educação é contemplado pelo Estatuto da criança e do Adolescente (Lei n.8.069/ 1990), que, no capítulo IV prevê uma série de direitos relacionados ao tema.
No que diz respeito à educação da criança e do adolescente, constitui um dever do Estado assegurar:
I. Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.
II. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
III. Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
Está correto o que se afirma em
     Uma das formas do senso comum pedagógico é a de considerar que o educando é um ser incapaz de criar. Ele tem que reter e repetir os conhecimentos, e não inventá-los. Apesar das reclamações constantes de que os alunos não são criativos, a ação pedagógica, na maior parte das vezes, está pautada pela ideia de que o aluno é incapaz de criar, é um inválido do ponto de vista intelectual. Toda vez que o educando tenta sair do esquema linear do dia a dia, é cercado de diversas maneiras. As estratégias para delimitar seu campo de ação baseiam-se no lema “fazer as coisas como o professor quer”.  
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.124. (adaptada).
 
A concepção descrita no texto acima se alia à perspectiva pedagógica conhecida como
    LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.124. (adaptada).
A concepção descrita no texto acima se alia à perspectiva pedagógica conhecida como
