limpar filtros
Questões por página:
Doença que provoca degeneração da retina, inicialmente na periferia, comprometendo a visão central, e acarreta dificuldade para visão noturna, tem início, geralmente, na adolescência, apresentando baixa visão e podendo levar à cegueira na quinta ou sexta década de vida.

Essa descrição de Lima (2018) refere-se à seguinte doença ocular:
Amorim e Alves (2008) escrevem que a ausência da visão, por si só, não impõe limitações à possibilidade de estabelecer relações socias e interagir com o mundo, bem como não impossibilita responder aos estímulos do ambiente.

No entanto, na perspectiva das autoras, a falta da visão traz consequências para a criança cega, por exemplo:
Ormelezi (2006, p.83 e 84) afirma o seguinte:

(...) a dimensão psicossocial da cegueira implica atitudes e crenças referentes a um imaginário coletivo, ao longo da história da humanidade, que são reeditadas nos mitos familiares (...). Ao pensar na cegueira, as pessoas costumam associá-la mais comumente às noções de escuridão, impossibilidade, solidão, tristeza, comiseração...

Para a autora, esse pensar na cegueira como impossibilidade está associado ao fato de que as pessoas videntes
A autora Masini (2013), em seus estudos sobre o perceber de quem está na escola sem dispor da visão, destaca, com base em Merleau-Ponty, a importância da experiência perceptiva que emerge da relação dinâmica do corpo como um sistema de forças no mundo, e não da associação proveniente dos órgãos dos sentidos. Ou seja, o corpo é a fonte dos sentidos, responsável por sentir e compreender o mundo ao seu redor.

Nessa perspectiva, é a partir da experiência perceptiva que se dá a origem
Borges (2020) escreve que a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 delineou as diretrizes orientadoras para a educação especial/educação inclusiva, afirmando e delimitando os sujeitos público-alvo da educação especial e reiterando o objetivo do atendimento educacional especializado na escola.

A autora ressalta que na referida Política Nacional houve a indicação de que