limpar filtros
Questões por página:
O Conselho Federal de Psicologia (CFP), através da Resolução nº 31/2022, estabelece as diretrizes para a realização da avaliação psicológica e a define como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas. Considerando os métodos, técnicas e instrumentos possíveis para a realização da avaliação psicológica, é INCORRETO afirmar que:
Karina é psicóloga e trabalha com orientação vocacional e profissional. Para tanto, ela usa testes de personalidade e de interesses, que têm como objetivo mais do que diagnosticar – produzir reflexões que promovem o autoconhecimento. Tendo em vista os instrumentos disponíveis para a realização do processo de orientação vocacional e profissional, analise as afirmativas a seguir.

I. Um dos instrumentos possíveis de utilização é a Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP), que possibilita a identificação dos interesses reais e relativos em diversos campos de interesses, desde o físico/matemático até o biológico/saúde.

II. O uso do Big Five – Modelo dos Cinco Fatores – agrupa características da personalidade em: extroversão, socialização ou amabilidade, realização ou consciência, neuroticismo e abertura à experiência e, ainda, permite investigar relações entre interesses profissionais e aspectos da personalidade.

III. Os tipos de interesses vocacionais propostos por Holland são: realista; investigativo; artístico; social; empreendedor; e convencional. Tais interesses são associados a determinados comportamentos.

IV. A utilização de testes de personalidade concomitante ao uso da AIP possibilita uma compreensão dinâmica da escolha de carreira.


Está correto o que se afirma em
Cláudia é psicóloga escolar em uma escola da rede municipal de educação e um dos desafios apresentados para a equipe multiprofissional é a inclusão de educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no que se refere à educação especial quanto aos aspectos analisados por Cláudia, para propor qualquer atividade voltada para a educação especial, assinale a afirmativa INCORRETA.
Josiane é psicóloga clínica e está atendendo L., sexo masculino,4 anos, para realizar um psicodiagnóstico, tendo em vista que ele apresenta quadros de irritabilidade, acesso de raiva e respostas coléricas quando contrariado. Trata-se de uma criança ainda em processo de desenvolvimento. Josiane considera que o exame é precoce, ou seja, uma avaliação prospetiva – um processo concebido em termo probabilístico. Considerando as características de uma avaliação prospectiva, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O prognóstico depende exclusivamente do quadro clínico apresentado, de sua severidade e complicações.
( ) A realização da avaliação precoce, acompanhada de uma oportuna intervenção, amplia a probabilidade de, no futuro, L. se desenvolver de modo mais equilibrado.
( ) Josiane, em casos de avaliação prospectiva, adota o modelo de avaliação-intervenção, que é diferente do modelo tradicional de avaliação, pois preconiza que a intervenção ocorre posteriormente à avaliação.
( ) Entre os procedimentos de avaliação no modelo avaliação-intervenção, destacam-se a entrevista de anamnese; a observação participante – também conhecida como a hora do jogo; a aplicação de escalas de desenvolvimento; entre outros.

A sequência está correta em
A trajetória da psicologia escolar pode ser remontada a partir do século XIX e, ao longo do tempo, sofreu mudanças quanto à sua concepção e formas de atuação. Considerando o desenvolvimento da psicologia escolar no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil, até a metade do século XX, a psicologia escolar inicialmente se configurou como um campo de aplicação na medicina e na educação, possuindo um caráter clínico, com enfoque psicométrico e classificatório no tratamento dos problemas de aprendizagem.

II. A partir dos anos de 1980, o papel do psicólogo escolar começa a ser criticado, trazendo a discussão sobre os problemas de aprendizagem não mais como um problema individual, mas como um fenômeno complexo, que requer ser compreendido dentro de um contexto social, histórico, econômico e político.

III. Um importante marco para a psicologia escolar no Brasil foi a criação da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, no final dos anos de 1980 e início de 1990, e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, em especial pela atuação do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar: pesquisa, formação e prática. Tais espaços têm contribuído para reflexões sobre a identidade do psicólogo escolar, das possibilidades de atuação em espaços educacionais, entre outras.

IV. Apesar dos avanços sobre a atuação do psicólogo escolar, incluindo sua atuação institucional e participação na formação de professores, a participação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola não está incluída.

Está correto o que se afirma em