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Com relação à política de ampliação da jornada do tempo escolar no Ensino Fundamental, que está acontecendo de forma gradual em atendimento ao item 6 do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014). “Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo,50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos,25% dos alunos da educação básica.”, mas que reporta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei No 9394/1996). É correto afirmar:

Globalização, novas tecnologias, interculturalidade, sociedade do conhecimento, aprender a pensar, a aprender a aprender, tudo isso remete a conteúdos do presente/futuro de um mundo em constante evolução que traz constantes desafios à prática docente desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao abordar o papel da escola frente aos desafios contemporâneos a BNCC e a DCRC asseveram ser importante à instituição escolar:



I. Preservar o seu compromisso de estimular a reflexão e a análise aprofundada que contribua para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais.


II. Propiciar uma formação integral, balizada pelos direitos humanos e princípios democráticos.


III. Criar uma cultura de conservação, incentivando comportamentos sustentáveis e promovendo atividades de educação ambiental intelectualmente, socialmente e emocionalmente estimulantes.


IV. Considerar a necessidade de desnaturalizar qualquer forma de violência e preconceitos nas sociedades contemporâneas com a promoção, por exemplo, de uma educação antirracista.



Estão CORRETOS:

A escola é o lugar por excelência de indivíduos e grupos, que não podem ter acesso a outros ambientes, aprenderem a ler, escrever e adquirem outros saberes relevantes para o pleno exercício da cidadania. Tais saberes acontecem inicialmente por meio da socialização, alfabetização e Letramento. Nessa perspectiva é importante:

John Dewey e William Kilpatric foram os idealizadores do que se denominou de método de projetos na educação. Com relação a Pedagogia de Projetos ou método de projetos é incorreto afirmar:



I. São formas teórico-práticas distintas de desenvolver a pedagogia de projetos: centros de interesse, tema gerador e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).


II. A pedagogia de projetos promove a interdisciplinaridade ao integrar saberes diversos em torno de problemas reais, estimulando a construção coletiva do conhecimento.


III. Para superação das barreiras rígidas entre as disciplinas e áreas do conhecimento no ensino por projetos, é preciso desconsiderar as especificidades e identidades próprias de cada disciplina e promover a contextualização do conteúdo.


IV. A interdisciplinaridade como integração de saberes é entendida pelas Diretrizes Curriculares Referenciais do Ceará (DCRC) como uma atitude pedagógica e a utilização de Projetos Integradores, planejados coletivamente pelos professores da área do conhecimento é a metodologia recomendável para o ensino.



Estão CORRETOS:

Os escolanovistas trouxeram novas formas de pensar e agir na educação, pode ser atribuído a Maria Montessori: