limpar filtros
Questões por página:

A NR-5 estabelece que a organização deve promover o treinamento de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para todos os membros eleitos, devendo essa capacitação ser realizada antes da posse, garantindo que a Comissão esteja apta a desempenhar suas funções.


Considerando um estabelecimento de Grau de Risco 4, assinale a alternativa que apresenta corretamente a carga horária mínima (em horas) na qual deve ser realizado o treinamento.

O Grau de Risco (GR) é um índice que tem o objetivo de mensurar o potencial de ocorrência de acidentes ou danos à saúde dos trabalhadores em uma empresa, sendo utilizado no dimensionamento do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).


Com base nos valores apresentados na NR-4, relacione os níveis de Grau de Risco, apresentados na Coluna 1, com as atividades econômicas apresentadas na Coluna 2.



Coluna 1 Grau de Risco



1. Nível 1


2. Nível 2


3. Nível 3


4. Nível 4



Coluna 2 Atividades econômicas



( ) Fabricação de motocicletas


( ) Atividades de correio


( ) Construção de rodovias


( ) Gestão e administração da propriedade imobiliária


( ) Fabricação de explosivos



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A NR-1 estabelece que a promoção de capacitação e treinamento é uma obrigação fundamental do empregador para os trabalhadores, sendo essencial para garantir a segurança e saúde no ambiente de trabalho.


Assinale a alternativa correta sobre a capacitação e o treinamento em segurança e saúde no trabalho.

Com fundamento na Lei Complementar nº 921, de 4 de abril de 2024 – que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) do Poder Executivo e Autarquia, institui novos Padrões de Vencimento e estabelece normas gerais de enquadramento –, entende-se por “quadro suplementar de cargos”:
De acordo com a Lei Complementar nº 90, de 27 de junho de 1994, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Concórdia e autarquias, o servidor terá direito ao gozo de 12 dias consecutivos de férias quando: