Questões da prova:
FURB - 2024 - SEDUC-MT - Professor - Informação e Comunicação
limpar filtros
38 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 8
Questões por página:
Questões por página:
As pessoas com TEA, no cotidiano do contexto escolar, apresentam alguns desafios em relação a interpretar corretamente comportamentos não verbais, expressões faciais, emoções, intenções, linguagem corporal e entonação de voz, bem com aplicá-los à sua prática social; realizar atividades grafomotoras, devido às alterações na coordenação motora fina e/ou lidar com estímulos sensoriais como luzes muito intensas, ruídos extremos, odores, sabores e/ou texturas específicas, no caso de ter hipersensibilidade sensorial (Capellini,2024 ). Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
l.O Transtorno do Espectro Autista (TEA} é uma doença, que afeta de forma persistente a comunicação e a interação social do indivíduo, associado a padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
AO ENCONTRO DISSO
ll.Em casos de crises, seja de meltdown (a pessoa extravasa seu descontrole por meio de gritos, choro, movimentos corporais, ocasionalmente por comportamentos agressivos) ou shutdown (a pessoa "desliga-se" do ambiente, como uma bateria que se apaga e precisa ser recarregada), o ideal é propiciar um ambiente seguro e calmo para que a pessoa se regule. Nesses momentos, dar instruções para que o autista se acalme, argumentar ou advertir são atitudes eficazes e podem melhorar a crise.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
l.O Transtorno do Espectro Autista (TEA} é uma doença, que afeta de forma persistente a comunicação e a interação social do indivíduo, associado a padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
AO ENCONTRO DISSO
ll.Em casos de crises, seja de meltdown (a pessoa extravasa seu descontrole por meio de gritos, choro, movimentos corporais, ocasionalmente por comportamentos agressivos) ou shutdown (a pessoa "desliga-se" do ambiente, como uma bateria que se apaga e precisa ser recarregada), o ideal é propiciar um ambiente seguro e calmo para que a pessoa se regule. Nesses momentos, dar instruções para que o autista se acalme, argumentar ou advertir são atitudes eficazes e podem melhorar a crise.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
O paradigma da educação inclusiva participou e participa do que tem sido chamado de despatologização da educação e da infância. Movimento que surge, justamente, em resposta à massiva e cada vez mais crescente presença da lógica médica nas escolas. A educação inclusiva é um paradigma que obrigatoriamente vincula todos os responsáveis - Estado, família e sociedade - a efetivar os direitos de crianças e adolescentes, incluindo a garantia desse modelo educacional para essa população (MPSP,2023). Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas a seguir:
I.A inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares, que não estão preparadas ou que não são voltadas ou responsáveis pela inclusão, pode intensificar a exclusão e provocar reações negativas contra esse processo de tornar escolas e sistemas mais inclusivos.
ll.A definição de educação inclusiva abrange exclusivamente pessoas com deficiência.
Ill.A inclusão é um processo. A educação inclusiva é um processo que contribui para atingir o objetivo da inclusão social. Definir educação equitativa requer a distinção entre equidade e igualdade. A equidade é um estado de coisas (o quê): um resultado que pode ser observado em entradas (inputs), saídas (outputs) ou resultados ( outcomes). Por outro lado, a igualdade é um processo (como): ações destinadas a garantir a igualdade.
É correto o que se afirma em:
I.A inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares, que não estão preparadas ou que não são voltadas ou responsáveis pela inclusão, pode intensificar a exclusão e provocar reações negativas contra esse processo de tornar escolas e sistemas mais inclusivos.
ll.A definição de educação inclusiva abrange exclusivamente pessoas com deficiência.
Ill.A inclusão é um processo. A educação inclusiva é um processo que contribui para atingir o objetivo da inclusão social. Definir educação equitativa requer a distinção entre equidade e igualdade. A equidade é um estado de coisas (o quê): um resultado que pode ser observado em entradas (inputs), saídas (outputs) ou resultados ( outcomes). Por outro lado, a igualdade é um processo (como): ações destinadas a garantir a igualdade.
É correto o que se afirma em:
O aluno com TDAH é alguém que demanda um atendimento diferenciado de modo a minimizar os efeitos que o transtorno provoca, sobretudo, em sua trajetória escolar. Esse aluno deve ter assegurado seu direito à educação, conforme preveem a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei n.0 9394/96. Assim, cabe aos sistemas de ensino criar condições reais para que esse direito seja viabilizado (Carvalho,2020). Ao encontro dessa temática, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( )O TDAH cria uma distorção na percepção do tempo, portanto, tarefas mais curtas requerem lembretes externos de tempo, e tarefas mais longas requerem temporizadores agregados a tarefas partitivas.
( )O TDAH cria transtorno de déficit de motivação, portanto, para manter os alunos envoltos nas atividades, aqueles com o transtorno precisam de menos recompensas externas, tanto quanto menos responsabilidades às tarefas.
( )À resolução de problemas, é oportuno que elementos do problema sejam manuais e tangíveis, em detrimento de aspectos estritamente imagéticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( )O TDAH cria uma distorção na percepção do tempo, portanto, tarefas mais curtas requerem lembretes externos de tempo, e tarefas mais longas requerem temporizadores agregados a tarefas partitivas.
( )O TDAH cria transtorno de déficit de motivação, portanto, para manter os alunos envoltos nas atividades, aqueles com o transtorno precisam de menos recompensas externas, tanto quanto menos responsabilidades às tarefas.
( )À resolução de problemas, é oportuno que elementos do problema sejam manuais e tangíveis, em detrimento de aspectos estritamente imagéticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
Comunicação Social
Dentre os conceitos-chave para as mídias digitais está _________ cuja definição inicial pode ser entendida como "integração entre computadores, meios de comunicação e redes digitais, bem como de produtos, serviços e meios na internet".
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
Comunicação Social
Na era da informação digital, a alfabetização midiática tornou-se crucial para interpretar e navegar no vasto oceano de conteúdo online. Considerando os debates atuais sobre este tema, analise as seguintes afirmações e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(_)Embora seja incentivada como uma possibilidade eficaz de combate à desinformação e às fake news, a alfabetização midiática e informacional tem sido ponderada em estudos recentes, como o dos autores Emma Hoes e Brian Aitken, entre outros, por trazer o risco de uma desconfiança generalizada da mídia, tornando as pessoas céticas e desconfiadas de todas as informações, inclusive as precisas.
(_)Os conceitos de literacia digital e midiática têm como principal diferença o fato de a primeira estar relacionada à educação para a internet e a segunda, à educação para a mídia. Porém, podem ser entendidas como noções complementares.
(_)A alfabetização midiática se resume principalmente ao aprendizado de ferramentas tecnológicas, como redes sociais e editores de vídeo, de modo a identificar os processos técnicos que envolvem a produção de conteúdo digital, considerando que os conteúdos falsos circulam sobretudo nesses ambientes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(_)Embora seja incentivada como uma possibilidade eficaz de combate à desinformação e às fake news, a alfabetização midiática e informacional tem sido ponderada em estudos recentes, como o dos autores Emma Hoes e Brian Aitken, entre outros, por trazer o risco de uma desconfiança generalizada da mídia, tornando as pessoas céticas e desconfiadas de todas as informações, inclusive as precisas.
(_)Os conceitos de literacia digital e midiática têm como principal diferença o fato de a primeira estar relacionada à educação para a internet e a segunda, à educação para a mídia. Porém, podem ser entendidas como noções complementares.
(_)A alfabetização midiática se resume principalmente ao aprendizado de ferramentas tecnológicas, como redes sociais e editores de vídeo, de modo a identificar os processos técnicos que envolvem a produção de conteúdo digital, considerando que os conteúdos falsos circulam sobretudo nesses ambientes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: