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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define, entre as competências a serem desenvolvidas com os estudantes da educação básica, uma específica que trata das tecnologias digitais da informação e comunicação. O texto diz o seguinte: " ____, utilizar e ____ tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva". Assim, é fundamental desenvolver experiências para e com os estudantes para o uso das tecnologias de informação e comunicação nos processos de aprendizagem.

Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas do excerto da BNCC:
A internet pode apresentar muitos riscos aos seus usuários. De modo a alertá-los sobre como se proteger, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), que é um dos serviços prestados para a comunidade Internet do Brasil pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGl.br), preparou um site com cartilhas que tratam da segurança na internet. Algumas das cartilhas tratam dos seguintes temas:

I.Boatos: trata de uma cartilha para combater desinformação nas redes sociais.
lI.Códigos maliciosos: trata de uma cartilha para indicar como se proteger de malwares para prática de golpes, realização de ataques e envio de spam.
III.Phishing e outros golpes: trata de uma cartilha para desenvolver um senso crítico sobre a prática de golpes na internet.
IV.Privacidade: trata de uma cartilha que alerta sobre a exposição excessiva e a coleta abusiva de dados na internet.
V.Vazamento de dados: trata de uma cartilha que indica o que fazer para reduzir o impacto de ações como invasão de contas e furto de equipamentos.

Considerando essas descrições, assinale a alternativa correta:
Indique qual das alternativas a seguir melhor descreve o principal objetivo da arquitetura da informação:
No processo de ensino e aprendizagem, destacam-se os objetos digitais de aprendizagem (ODAs) definidos por Tarouco et al. (2014, p.14) como "qualquer recurso, suplementar ao processo de aprendizagem, que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem, termo geralmente aplicado a materiais educacionais projetados e construídos". Em relação às suas características, os objetos digitais de aprendizagem:

I.Devem possibilitar o reuso em diferentes contextos de aprendizagem. Portanto, é recomendável que sejam editáveis.
lI.São granulares, indo desde um recurso básico, como um filme (granularidade fina), até um recurso amplo e completo (granularidade grande), como um curso.
IlI.Devem ser produzidos pelo professor e disponibilizados aos estudantes.

É correto o que se afirma em:
Por muitos anos, na história da humanidade, a produção de conteúdos foi um ofício solitário de elaboração e reelaboração em ferramentas analógicas simples fortemente baseados na escrita. O surgimento e a evolução das tecnologias digitais têm transformado essa ação em algo cada vez mais colaborativo e conectado. As plataformas digitais proporcionam novas formas de interação, compartilhamento e desenvolvimento de ideias e produções. Considerando esse contexto, podemos destacar os seguintes tipos de plataforma de colaboração e comunicação e suas características:

I.Redes sociais: Plataformas como Facebook, Twitter, lnstagram e Linkedln permitem que produtores de conteúdo interajam com seus seguidores, compartilhem seus trabalhos e construam sua marca pessoal.
lI.Plataformas de publicação: Plataformas como Wattpad e Medium permitem que autores publiquem seus trabalhos de forma independente e alcancem um público global.
IlI.Ferramentas de colaboração: Plataformas como Google Does e Canva facilitam a colaboração em projetos de produção de conteúdos, permitindo que vários autores trabalhem simultaneamente em um mesmo documento.
IV.Plataformas de crowdfunding: Plataformas como Kickstarter e Catarse permitem que produtores de conteúdo financiem seus projetos, oferecendo recompensas aos apoiadores.

Com base nisso, é correto afirmar que: