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O Plano de Aula é uma ferramenta fundamental para o planejamento e organização do processo de ensino-aprendizagem. São elementos essenciais de um Plano de Aula
O art.14 da Lei nº 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelece que lei dos respectivos Estados e Municípios e do Distrito Federal definirá as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme com alguns princípios, dentre eles, a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola. O principal objetivo do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola é
Após uma longa trajetória de formulação, incidência política, comunicação pública e luta social, o Custo Aluno Qualidade foi estabelecido no corpo permanente da Constituição Federal de 1988, em seu art.211, § 7º, que determina que padrão mínimo de qualidade considerará as condições adequadas de oferta e terá como referência o Custo Aluno Qualidade (CAQ). O CAQ trata-se de um indicador que
No Brasil, o órgão vinculado ao Ministério da Educação responsável pela execução de políticas educacionais no Brasil, especialmente no que se refere ao financiamento e à gestão de recursos destinados à educação básica e superior, é
Os sistemas de avaliação educacional no Brasil desempenham um papel fundamental no monitoramento da qualidade do ensino e na formulação de políticas públicas. Esses sistemas permitem diagnosticar o desempenho dos estudantes, identificar desigualdades educacionais e orientar melhorias no currículo e na gestão escolar. No âmbito da educação superior, o sistema responsável pela avaliação desse nível de ensino é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ao passo que na educação básica é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O SAEB consiste em