Questões da prova:
IDECAN - 2025 - SME de João Pessoa - PB - Pedagogo
limpar filtros
46 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Diante da multiplicidade de sentidos atribuídos à Pedagogia ao longo de sua constituição histórica, as tensões entre sua vocação científica, seu enraizamento nas práticas educativas e suas interações com os demais campos do saber revelam impasses que se refletem na configuração curricular e no exercício profissional do pedagogo. Considerando esse cenário e as disputas teóricas em torno da definição do objeto da Pedagogia, constata-se que:
Ao analisar as principais tendências pedagógicas que marcaram a história da educação brasileira, Dermeval Saviani propõe uma leitura crítica sobre a relação entre teoria e prática, identificando diferentes formas de articulação entre esses elementos ao longo do tempo.
Com base nessa análise, marque corretamente uma característica da concepção pedagógica renovadora.
Com base nessa análise, marque corretamente uma característica da concepção pedagógica renovadora.
A compreensão da infância como construção histórica, social e cultural marca uma ruptura com visões biologizantes e universalizantes que predominaram em diferentes momentos da história da educação. Em relação às concepções contemporâneas de infância e de criança no contexto pedagógico, marque o item correto.
As teorias de aprendizagem e desenvolvimento constituem marcos interpretativos fundamentais para compreender os modos como os sujeitos constroem conhecimento ao longo da vida. Com base nas proposições apresentadas por Vygotsky, Piaget e Bruner, identifique a alternativa que expressa corretamente uma ideia central comum a essas teorias.
Durante o planejamento do currículo de uma escola pública, um grupo de professores propôs incluir conteúdos que abordassem saberes e práticas culturais de diferentes grupos sociais. A proposta, no entanto, foi recebida com resistência por parte de alguns colegas, que argumentaram que o foco deveria estar em conteúdos tradicionais e universalmente válidos, evitando “temas identitários” que poderiam dividir os estudantes. Considerando os fundamentos que relacionam currículo, cultura e diversidade étnico-racial nos processos de ensinoaprendizagem, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta.