limpar filtros
Questões por página:
O programa da IFLA pode efetivamente contribuir para a elaboração de projetos de memória institucional nas bibliotecas universitárias a partir dos planos estratégicos, os quais fornecem informações que norteiam ações de preservação. Os planos apresentam estrutura clara e estão divididos em missão, metas e ações. Assim o desenvolvimento de projetos no âmbito da memória institucional no contexto das BUs representaria um conjunto de ações orquestradas, identificando o que preservar, quando, onde e quem (equipe de trabalho), visando à preservação de documentos e patrimônios representativos da instituição, bem como gerando produtos ou serviços os quais ajudariam na divulgação e conscientização da preservação da memória institucional. Sobre o desenvolvimento de um projeto dessa natureza e o que as possíveis ações podem contemplar, analise as assertivas abaixo:

I. Gestão de riscos: são atividades coordenadas para mitigar riscos, buscando a identificação, causas e possíveis soluções para os perigos e ameaças existentes e que possam de alguma forma comprometer a segurança e a existência do acervo representante da memória institucional. Representa o diagnóstico de risco dos fatores extrínsecos, ligados às características próprias do material dos documentos (composição e constituição), e dos fatores intrínsecos, ligados ao meio ambiente em que os documentos se encontram, quais sejam: fatores ambientais como luz, temperatura, umidade e agentes biológicos.

II. Planos emergenciais contra sinistros de causas naturais e humanas: são atividades de planejamento e elaboração de estratégias de como proceder nesses casos, considerando as possibilidades de riscos, estratégias de ação, plano de recuperação e impacto social, preparação de instruções básicas para ação em casos de emergência a serem cumpridas por todo o corpo funcional, identificação dos recursos operacionais necessários para ação, treinamento de equipe, etc.

III. Formação de equipe: formação de grupo de trabalho, equipe funcional, com vistas ao desenvolvimento de programas ou projetos de memória institucional.

IV. Campanhas para preservação da memória da biblioteca: desenvolvimento de campanhas (cursos, palestras e seminários) de modo a divulgar e conscientizar toda a equipe de trabalho da instituição sobre a importância da preservação da memória institucional.



Quais estão corretas?
Segundo Arellano (2004), os principais métodos recomendados para a preservação dos objetos digitais podem ser agrupados em dois tipos: os estruturais e os operacionais. Os estruturais tratam dos investimentos iniciais por parte das instituições que estão se preparando para implementar algum processo de preservação e que adotam ou adaptam um dos modelos de metadados existentes ou seu próprio esquema. As atividades operacionais são as medidas concretas aplicadas aos objetos digitais. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associado os métodos de preservação digital aos seus respectivos exemplos.

Coluna 1
1. Métodos estruturais. 2. Métodos operacionais.
Coluna 2
( ) Adoção de padrões. ( ) Elaboração de normas. ( ) Conservação de software/hardware. ( ) Metadados de preservação digital. ( ) Migração de suporte.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Rozados (2005), os indicadores que podem ser utilizados por uma organização em relação à satisfação de usuários e qualidade de serviços e produto são os indicadores de satisfação e os indicadores de desempenho. A construção de um indicador de satisfação poderá ser feita a partir dos resultados de enquetes periódicas, baseadas num questionário que permita levantar o grau de satisfação e o grau de importância atribuída a uma dada prestação de serviço ou característica do serviço ou produto. Indicadores de satisfação dos usuários podem se apoiar na avaliação de um ou vários serviços ou produtos, sobre uma ou várias características. Para uma unidade de informação, os indicadores de satisfação dizem respeito aos seguintes aspectos, EXCETO:
Costa e Oliveira (2022) enfatizam que os fazeres do bibliotecário dizem respeito ao treinamento de usuários, como também à função do serviço de referência, e que, para isso, são necessárias competências para a interação com o seu usuário, tendo em vista que são sujeitos informacionais com comportamentos, atitudes e formas de se comunicar singulares. Muitos obstáculos precisam ser superados nas universidades brasileiras. Nesse sentido, os profissionais que atuam na BU precisam realizar o processo de inclusão nesse espaço. Nessa interação usuário e bibliotecário na BU, qual é a principal barreira a ser superada?
Segundo Accart (2012), o profissional de referência no exercício da sua profissão tem direitos e deveres na prestação de serviços em contato direto com o público. A maioria dos códigos entende que os direitos e deveres do profissional de referência se exercem em relação ao usuário, ao empregador, à informação e à profissão em seu conjunto. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de relação estabelecidos pelo profissional aos respectivos direitos e deveres.

Coluna 1 1. Relação ao usuário. 2. Relação à informação.

Coluna 2 ( ) Responsabilidade no que toca ao acervo de documentos do qual é depositário.

( ) Confiabilidade: as informações que o profissional detém sobre os usuários e suas pesquisas são confidenciais e não podem ser divulgadas nem arquivadas por um longo período.

( ) Validação e reconhecimento da importância do trabalho bibliográfico, principalmente os produtos de informação.

( ) Conformidade com as fontes: a informação fornecida deve ser fiel às fontes, as quais devem ser identificadas. Toda falha ou erro deve ser corrigida. O profissional é responsável pela informação fornecida.

( ) Respeito aos usuários: não se deve adotar qualquer restrição baseada na etnia, condição social, nacionalidade, origem social, opção política ou religiosa.

( ) Sigilo profissional no que se refere a certas informações que lhe são confiadas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: