Questões da prova:
IDECAN - 2025 - IF-PA - Professor - Sociologia
limpar filtros
46 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Povos e comunidades tradicionais, com perspectivas diferentes de mundo, como os indígenas, têm fornecido contribuições e reflexões importantes sobre a necessidade urgente de mudanças na relação ser humano e natureza. De diferentes modos, todos eles têm apontado o abismo colossal na preservação dos recursos naturais para as próximas gerações, e os danos irreversíveis causados pelos seres humanos ao planeta Terra. No Brasil, uma das principais vozes no debate é a do intelectual indígena brasileiro Ailton Krenak (1953-), que:
A cultura contemporânea, intensamente mediada pelas redes sociais, revela-se como um campo de ambivalências, marcado por contradições intrínsecas que afetam tanto os indivíduos quanto as estruturas sociais. As plataformas digitais favorecem a ampliação da expressão subjetiva, e também se mostram vulneráveis a práticas de segmentação ideológica. Nesse contexto, cabe refletir sobre as complexas implicações dessas dinâmicas na configuração das relações sociais e culturais contemporâneas. Através deste contexto, assinale a alternativa correta sobre a relação entre Cultura e Redes Sociais.
No contexto das dinâmicas da sociedade neoliberal contemporânea, a violência urbana é compreendida como um fenômeno social de natureza multifacetada, profundamente imbricado nos mecanismos de controle social, exclusão e desigualdade estrutural. Este fenômeno é amplificado por estratégias políticas que, ao invés de buscar soluções integradoras, potencializam as distâncias sociais, tendo a violência como uma manifestação do projeto de reestruturação do Estado e do mercado. A partir deste entendimento, assinale a alternativa correta.
Ao longo da história, diferentes modos de lidar com o gênero e a sexualidade existiram. Sobre os estudos de gênero, um trabalho precursor surge até antes do uso do termo, com base nas pesquisas feitas pela antropóloga estadunidense Margaret Mead (1901-1978). Em Sexo e temperamento em três sociedades primitivas, com primeira edição em 1935, Mead compara três culturas, arapesh, mundugumor e tchambuli, em Papua Nova Guiné. Mead observou que os temperamentos (personalidades) relacionados a mulheres e homens nessas sociedades eram bastante distintos até mesmo da sociedade da qual ela fazia parte, a sociedade estadunidense. O estudo levou à conclusão de que gênero e suas diferenças são uma construção cultural. A respeito do entendimento das definições de gênero e sexualidade nas ciências sociais, é correto afirmar que:
A crise estrutural das políticas públicas e a ascensão das concepções neoliberais promoveram uma reconfiguração paradigmática acerca da gestão do envelhecimento no Brasil, o que reflete não apenas uma mudança nos arranjos institucionais, mas também na compreensão da velhice como um fenômeno socialmente construído. Neste sentido, assinale a alternativa correta.