limpar filtros
Questões por página:

Leia atentamente o seguinte excerto: “Quando a sociedade age sobre o espaço, ela não o faz sobre os objetos como realidade física, mas como realidade social, isto é, objetos sociais já valorizados aos quais ela (a sociedade) busca oferecer ou impor um novo valor. A ação se dá sobre objetos já agidos, isto é, portadores de ações concluídas, mas ainda presentes. Esses objetos da ação são, desse modo, dotados de uma presença humana e por ela qualificados”.

Fonte: SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção.3ª edição. São Paulo: HUCITEC,1999. p.88.


O texto retrata o conceito de espaço como

Marcado pelo desempenho ativo dos grandes grupos produtivos transnacionais, o capitalismo do pós-Segunda Guerra Mundial centrou‑se numa combinação prodigiosa entre regulamentação política e econômica e regulação social. Isso culminou num aprofundamento da concentração do capital, com a formação de oligopólios de alcance mundial em importantes esferas da economia, determinando a alocação do trabalho social e a repartição dos produtos entre os diferentes departamentos da produção. Acerca das características dessa fase do capitalismo, é correto afirmar que
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) para o Ensino Fundamental e Médio, a avaliação na área de geografia deve ser feita de maneira
No que diz respeito ao real sentido da globalização e da ordem mundial contemporânea, é correto afirmar que

No que tange às novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, considere as seguintes afirmações:


I. A construção de uma geografia escolar crítica destacou a clareza, a simplicidade, a generalidade e a exatidão como principais condições de interpretação dos conteúdos geográficos, fazendo uso de uma metodologia que estimula, no processo de ensino/aprendizagem, a construção de certezas.

II. Criticidade no ensino de geografia é deixar o estudante se libertar da dependência intelectual, encontrar sua criatividade e imaginação, aprender a pensar a partir do diálogo com o real e com as obras culturais, tentando se descobrir como agente de mudanças.

III. Por geografia escolar tradicional entende-se uma atitude de pensar os temas e os conceitos geográficos a partir de procedimentos rígidos e estáticos, não abrindo margem para uma renovação ou uma pluralidade no conhecimento.


É correto o que se afirma em