limpar filtros
Questões por página:
Segundo Coll, no contexto da teoria da conversação de Grice, é descrito o princípio de cooperação, que rege as conversas, e as nove regras ou máximas de conversa, mediante as quais os participantes tornam possível a cooperação. Estas nove regras de conversação são categorizadas em quatro dimensões. São elas, as máximas de:
Segundo Coll, os estudos de Sinclair e Coulthard, realizados a partir da análise das produções verbais de professores e alunos, foram os que mais contribuíram para o discurso educacional. Os resultados desses estudos levaram à conclusão de que a organização das atividades educacionais está estreitamente relacionada com uma estruturação do discurso de natureza hierárquica, cujo elemento básico é a estrutura de intercâmbio denominada:
Para que a aprendizagem estratégica seja realizada, Pozo, Monereo e Castelló (em Coll, Marchesi e Palacios) relevam a distinção estabelecida por Shiffrin e Schneider, entre dois tipos de processamento. São eles:
A aprendizagem adequada, segundo Ausubel (em Coll, Marchesi e Palacios), depende das relações que se estabelecem entre:
A teoria de aprendizagem de Ausubel (em Coll, Marchesi e Palacios) considera que o sequenciamento dos conteúdos de aprendizagem encontra seu referente ideal na estrutura psicológica do conhecimento e nos princípios que regem sua organização. Tais ideias deram origem a alguns conceitos e instrumentos. São eles: