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A função de organização beneficia a administração ao proporcionar senso de direção, focalizar esforços, atuar como fonte de motivação e comprometimento e potencializar o autoconhecimento organizacional.
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A função administrativa de liderar ou dirigir envolve a tomada de decisões em relação aos elementos especialização do trabalho, cadeia de comando, amplitude de controle, critérios de departamentalização, grau de centralização e grau de formalização das funções e tarefas organizacionais.
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As teorias clássicas da administração avançaram no entendimento da liderança com uma visão complexa e de difícil aplicação na prática, o que levou ao desenvolvimento de um conjunto de abordagens que partilha uma visão mais pragmática desse fenômeno, incluindo os substitutos de liderança, a teoria da liderança transformacional e a teoria da liderança carismática.
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No exercício dos poderes, é possível que a autoridade aja de modo mais ou menos vinculado, indicando situações em que a autoridade não detém margem de escolha e deve respeitar exatamente o que diz a lei, mas é possível o exercício do poder discricionário sempre que houver alguma margem de escolha a ser exercida pelo agente público, a qual pode dizer respeito à prática em si do ato, bem como ao seu conteúdo ou à sua forma legal.
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Além do poder-dever de agir, o administrador público tem outros deveres e, dentre estes, está o dever de probidade, previsto constitucionalmente, que segue a regra universal que diz que quem gera dinheiro público ou administra bens ou interesses da comunidade deve contas ao órgão competente para fiscalização, a saber, os Tribunais de Contas.